700 pacientes recebem remédios gratuitos por semana

PRUDENTE - Arize Juliani

Data 16/05/2015
Horário 10:18
 

 

A Farmácia Municipal Central, semanalmente, mantém o fluxo de atendimentos prestados à população que passa por atendimentos nas unidades básicas de saúde de Presidente Prudente. De segunda a sexta-feira, cerca de 700 pessoas são beneficiadas com medicamentos gratuitos. No ano passado, por exemplo, foram registradas em sistema 161 mil receitas. Com horário de atendimento semanal diferenciado, contam com o apoio do fornecimento de remédios todas as pessoas que passam por consultas em locais que possuem credenciamento com o SUS (Sistema Único de Saúde). Fora isso são considerados exceções todos aqueles que são conveniados ao Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) e ao Sassom (Serviço de Assistência e Seguro Social dos Municipiários).

De acordo com o farmacêutico responsável pela Farmácia Municipal Central, João Alfredo Gurgel, todos os medicamentos fornecidos por esta unidade farmacêutica coincidem com aqueles existentes nas farmácias das instituições básicas de saúde. O que difere das demais, são somente questões relacionadas às quantidades de fornecimento por conta do grande fluxo, bem como a concentração de componentes estratégicos – que são os medicamentos fornecidos pelo governo federal para doenças específicas como a tuberculose, hanseníase e toxoplasmose. "Estamos localizados no centro da cidade, por isso, o fluxo de pessoas que passam por aqui diariamente é intenso. Nossa demanda média semanal de remédios para as medicações mais consumidas chega a 20 mil comprimidos. Os mais consumidos são antidepressivos, ansiolíticos e omeprazol".

O profissional explica que os medicamentos fornecimentos pela Farmácia Municipal Central são todos aqueles que compõem a listagem nacional chamada Rename (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais). Esse documento contempla as medicações básicas de componente estratégico e especializado – que anteriormente era denominado como medicamentos de alto custo, cuja distribuição ocorre a cargo do governo do Estado, por meio do AME (Ambulatório Médico de Especialidades). Em contrapartida, muitas das medicações que não compreendem aquelas disponibilizadas pela atenção básica podem ser adquiridas gratuitamente, por conta da Remume (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais). "Por não termos todos os medicamentos, não quer dizer que não conseguimos atender racionalmente o paciente, ou então realizar o tratamento padrão. A Remume é uma relação atualizada anualmente, onde conseguimos atender patologias mais relevantes, com antibióticos e anti-inflamatórios".

Já em relação ao custeio das medicações, o farmacêutico salienta que existem duas formas de fornecimento: ou integra o Programa de Assistência Farmacêutica do governo do Estado de São Paulo, o Programa Dose Certa; ou então, o município compra os medicamentos com verbas próprias e recursos dos governos federal e estadual. Em Presidente Prudente, os remédios são custeados pela prefeitura e verbas governamentais, o que permite maior abrangência de medicações na listagem da Remume. "Desde 2009, melhoramos a padronização e houve diminuição da falta de medicamentos, o que quase não existe. Hoje, por exemplo, se minha relação municipal tiver dois tipos de remédios faltando é muito. Em outros tempos, tivemos uma falta muito maior".

 

Fornecimento gratuito

Os usuários do sistema gratuito de fornecimento de medicamentos estimam pelo atendimento prestado e enfatizam a importância do benefício. A diarista Luísa Costa revela que vive com um salário mínimo e há anos faz tratamento para a depressão. Conforme menciona, sua mãe vive acamada e possui diabete, cujo gasto seria grande se pagasse pelos remédios. "Há quase 12 anos pego medicamentos na Farmácia Municipal. Todo o meu tratamento para a depressão foi feito por aqui, inclusive da minha mãe que tem diabete, recebemos até a insulina", ressalta a diarista. Já o auxiliar de cozinha, Wesley Marciano do Nascimento, enfatiza que o medicamento gratuito é importante para todos aqueles que possuem a renda reduzida.


Farmácia Comunitária


Cerca de mil pessoas, mensalmente, são atendidas pela Farmácia Comunitária da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). Segundo informações emitidas pela Assessoria de Imprensa da instituição, o trabalho ocorre por meio de doações de medicamentos que podem ser doados por qualquer pessoa que deseja contribuir com a farmácia. Os remédios são fornecidos, gratuitamente, para a população carente do município.

O professor Sérgio Marcos da Silva ressalta que o estabelecimento é um projeto de extensão do curso de Farmácia que, além das doações, promove orientações sobre o uso correto e racional dos medicamentos. Outra modalidade de arrecadação é por meio do Trote do Bem, promovido pelo curso de Medicina. A Farmácia Comunitária da Unoeste está localizada próximo ao AME e ao HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 17h. Para retirar o medicamento é preciso portar prescrição médica, preferencialmente do SUS (Sistema Único de Saúde). Mais informações pelo telefone 3229-1000, ramal 1234. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Unoeste)

 

SERVIÇO

FARMÁCIA MUNICIPAL CENTRAL

A farmácia funciona diariamente, inclusive aos feriados, das 7h às 23h. Para retirar as medicações é preciso ser morador de Presidente Prudente, portar o cartão do SUS, que pode ser feito em qualquer unidade básica, e comprovante de endereço – além da receita emitida pelo médico. Ela está localizada no prédio do Centro de Saúde Doutor José Teixeira Libório (Palácio da Saúde), na esquina das avenidas Brasil e Washington Luiz.

 
Publicidade

Veja também