A vida e o tempo correm... O hoje está aí!

OPINIÃO - Saulo Marcos de Almeida

Data 06/04/2021
Horário 05:00

Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. (Jesus Cristo) 
O ser humano vive/existe ligado às coisas e, sobretudo, aos eventos que determinaram o seu passado individual e peculiar. Fatos marcantes muito bons, outros nem tanto e alguns, provavelmente, extremamente ruins, penosos e difíceis de se esquecer. 
Quando se abre o baú das humanas recordações e não há nada que machuque, além das dificuldades normais da vida, experimenta-se emoções positivas de um passado de boas lembranças. 
Mas, quando é aberto o invólucro da triste/má recordação, dá-se conta de fatos e memórias de um tempo doloroso que ficou e, sobretudo, não se quer o corpo deixar. 
Vive-se o presente sem se desligar dos ocorridos, que para trás deveriam ficar. Mesmo que não verbalizadas ou não se procure a exposição, essas duras vivências/experiências ainda fazem grandes estragos na interioridade humana no tempo denominado hoje. 
Experimenta-se o presente na perspectiva de uma variedade de coisas que marcaram a vida no passado – distante e recente - recordações, lembranças e memórias, todas arquivadas em nossa anamnese. 
Assim, pode-se vivenciar, aqui e agora, momentos de felicidade e segura vida emocional. Mas, com certeza, há uma infinidade de gente querida sobrevivendo às lutas e dissabores que as constituíram e as fizeram ser o que são, presas a esse doloso passado, sem que se aproveite a inteireza do momento atual. 
Ninguém quer viver as dores do passado hoje no presente. Emocionalmente, então, sofro por não superar o vivido/acontecido ou tentar escondê-lo, o que é impossível num ser humano em constante construção, como ser histórico que é e se faz/realiza. Águas passadas movem o moinho da vida contrariando o equivocado ditado conhecido do senso comum.  
Há pouco tempo uma pesquisa da UFRJ informava que, 75% da energia que as pessoas usam no dia a dia são dedicadas às circunstâncias vividas no passado! Embora se viva no presente, se está sempre comprometido com o que ficou, emocionalmente para o bem ou para o mal, infelizmente!
O presente remete a pensar que hoje é o dia para ser vivido. Restam os sentimentos, as emoções e a certeza de que chegou o momento de não se olhar somente para trás.
O tempo convida a viver o aqui e o agora em todos os sentidos e dimensões. O passado ficou e, a despeito de suas dificuldades e desconforto, é preciso superá-lo já que o amanhã começa a ser construído hoje. 
Portanto, enfrente as agruras que para trás ficam e caminhe no tempo presente para as que adiante estão. 
Há muitas coisas ainda a fazer ao longo da história. Em todos os casos, só se vai para frente se o dia chamado hoje for único para a vida que se quer experimentar. 
Assim, siga adiante e corra a carreira que está proposta, pois é preciso viver e bem nesta vida. 
Jesus Cristo ofereceu vida em abundância. Essa é a palavra que Ele quer e deseja lhe oferecer sempre. 
É preciso que se viva para frente, em busca dos horizontes.  
A vida fica difícil, quando além das dificuldades de hoje vive-se as dificuldades e o fardo do ontem, sem perspectiva para o amanhã que, com certeza, virá.  Para a frente também se anda! Aproveite o dia. 
 

Publicidade

Veja também