Academia: um lugar para você

Jair Rodrigues Garcia Júnior

Esqueça ou ignore aquele padrão de frequentadores de academia: fortes e definidos. Claro que pessoas assim, homens e mulheres, ainda circulam nas academias de todas as cidades, mas deixou de ser o padrão dominante há mais de uma década. Por isso, se você está com sobrepeso, é sedentário ou já está na faixa 40+ ou 50+, não precisa ficar constrangido em frequentar a academia que escolher.

NOVO PADRÃO

Academia ainda é um lugar para pessoas que pretendem hipertrofiar os músculos e ganhar definição (40 a 47%) para exibir os corpos na praia, nos balneários e clubes. Porém, quem domina as academias são as pessoas em busca de saúde, principalmente perda do excesso de gordura (27 a 30%; de acordo com pesquisas), tendo a estética como meta secundária ou nem considerando. Pela lógica, pessoas com sobrepeso e sem condicionamento físico (força, resistência, flexibilidade etc) são as que mais precisam estar diariamente em uma academia. Vá, conhença e interaja com pessoas como você e também diferentes.

VANTAGEM 1

Você que ainda pensa não se encaixar no padrão de frequentadores da academia, por qualquer razão, tem como opção fazer caminhadas na rua ou exercícios em casa. Porém, na academia há equipamentos para movimentos com todos seus músculos, tornando seu treinamento muito mais eficiente. Para as pessoas quem têm algumas limitações, inclusive obesos, há opções que permitem o trabalho muscular necessário como forma terapêutica para essa doença.

VANTAGEM 2

A não ser que você seja formado em educação física, precisará de um professor para orientar seu treinamento. Os professores da academia ficam a sua disposição para ensinar o mais básico dos exercícios e acompanhar as execuções e corrigir, até que você passe a conhecer os nomes dos exercícios, dos equipamentos, adquira a consciência da execução e fique independente no treinamento. A opção é contratar um personal trainer para ir a sua casa, principalmente se você se dispuser a montar uma mini-academia, com pesos e equipamentos básicos.

VANTAGEM 3

Qualquer que seja seu objetivo, o professor da academia montará um treinamento atendendo aos princípios de treinamento, que proporcione resultados já em curto e médio prazo e que o faça evoluir continuamente. Não haverá nada aleatório. Sim, você precisa de um professor para planejar seu treino. E precisa de um professor formado e com registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF). Não se deixe enganar por falsos professores com “experiência prática” ou por estudantes de educação física, pois estes não têm ainda conhecimento para autuação e não pode atuar legalmente.

PROGRESSOS

Ao frequentar a academia, studio ou box de Crossfit ou funcional, principalmente quando o objetivo é saúde, as principais modificações e benefícios não são visíveis (no espelho e nas roupas) ou mensuráveis por métodos simples (balança e bioimpedância). Não vá na expectativa de ficar sarado, musculoso, definido em 3, 6, 12 meses. Lembre-se que a estética fica em segundo, terceiro plano. No treinamento, o mais importante é que seus músculos e sistemas fisiológicos se adaptam e ganham em capacidade funcional, também diminuindo o risco de doenças crônicas.

 

No treinamento, o mais importante é que seus músculos e sistemas fisiológicos se adaptam e ganham em capacidade funcional.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também