Ação orienta sobre doação de leite materno

PRUDENTE - André Esteves

Data 05/08/2016
Horário 10:36
 

Você sabia que um litro de leite materno doado é suficiente para sustentar até dez recém-nascidos por dia e que, dependendo do peso do prematuro, um mililitro (ml) já é capaz de nutri-lo a cada alimentação? Pensando nisso, acadêmicos da Liga de Enfermagem em Saúde da Mulher da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) promovem, na manhã de hoje, no calçadão de Presidente Prudente, o segundo dia da panfletagem que visa conscientizar e incentivar a doação de leite materno. O ato integra a programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno e busca elevar o número de contribuições no Banco de Leite Humano, visto que a unidade opera com estoque aquém do esperado.

Jornal O Imparcial Acadêmicos da Liga de Enfermagem realizam ação de conscientização no centro de Prudente

De acordo com a coordenadora Marilza Lourenção, a quantidade coletada hoje é suficiente para suprir apenas 60% das necessidades dos bebês prematuros internados em hospitais do município, sendo que os demais 40% são atendidos com outros tipos de leite. No banco, o número de doadoras varia, em média, de 75 a 90 mulheres. "Apesar de difícil, esperamos recrutar novas doadoras", afirma. Ainda conforme Marilza, até a manhã de ontem, o Banco de Leite não recebeu nenhuma ligação estimulada pela Semana Mundial do Aleitamento Materno. "A expectativa é que os resultados comecem a surgir na semana que vem", conta.

A estudante de Enfermagem, Andreia Fogarolli, 22 anos, explica que a ação é de "extrema importância", pois existe muita produção de leite materno, porém, pouca contribuição. Sendo assim, a conscientização vem para informar a população sobre a coleta de leite e como o procedimento é simples. "Muitas mães não sabem que elas podem fazer a doação dentro de suas próprias casas. Basta ligar no Banco de Leite Humano, realizar o agendamento e esperar a visita da equipe, que vai até a residência para colher toda a sorologia necessária", esclarece. "O serviço é feito com gorro, máscara e frascos de armazenamento, que garantem a qualidade do leite", acrescenta.

A também estudante de Enfermagem, Isabela Vasconcelos, 21 anos, destaca que o leite materno é insubstituível, pois nutre a criança e contribui para a sua imunização. "É importante ressaltar que a alimentação artificial, ou seja, feita com outros tipos de leite, não supre as necessidades do bebê", expõe. Ela enfatiza que as mulheres não devem ficar preocupadas em fazer a doação, pois a coleta não reduz a quantidade de leite nas mamas. "Cada vez produz mais. Além disso, a doação é saudável, pois evita o empedramento das mamas e ajuda na recuperação da forma física", aponta. Isabela relata que, após a doação, o leite passa por exames que identificam a presença de doenças que poderiam ser transmitidas por ele. "Se for detectado algo, a doação torna-se inviável e a parte triste é que ocorre o desperdício", pontua.

 

SERVIÇO


TELEFONE

Para mais informações, o telefone do Banco de Leite Humano de Presidente Prudente é o 3226-3430.

 
Publicidade

Veja também