Acidentes geram reclamações em cruzamento

Na rotatória entre a Avenida Ademar de Barros e a Rua José Tarifa Conde, usuários se queixam da falta de visão e sinalização

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 25/04/2017
Horário 16:35
 

Quem dirige diariamente sabe que, no trânsito, todo cuidado é pouco. Para evitar acidentes é necessário respeito às sinalizações de trânsito. No entanto, o problema começa quando esses mesmos alertas passam a confundir os motoristas. Os usuários que transitam no cruzamento da Avenida Ademar de Barros com a Rua José Tarifa Conde, no Jardim Aviação, em Presidente Prudente, seja motorista ou pedestre, relatam que o medo de passar pelo local é grande, por conta do perigo e da incidência de acidentes, em que "sempre são testemunhas".

Jornal O Imparcial Na tarde de ontem, em 10 minutos, reportagem presenciou problemas entre usuários das vias

"O horário de pico é quando tudo piora. As sinalizações que estão nas vias são confusas e acabam deixando os condutores sem entender". Esse é depoimento da atendente Andreza Rodrigues, 39 anos, que trabalha em uma farmácia que fica de frente ao local. Ela conta que, semanalmente, "quem passa por ali sempre vê de 2 a 3 acidentes ocorrendo", sejam eles graves ou não. "Há muitas crianças que passam por aqui, nos horários de entrada e saída das escolas que ficam no bairro. As faixas de pedestres ficam longe, a quase 150 metros, ou seja, fica realmente perigoso", completa.

Um cenário que é enfrentado diariamente pela secretária Luzia dos Santos, 32 anos. Mãe de uma menina de 8 anos, ela conta que sempre presencia os problemas e já viu muitos acidentes no local. "É difícil passar por aqui e não ver quase que uma batida ocorrendo. Quem vem do sentido centro-bairro, pela Rua José Tarifa Conde, não tem visão de quem sobe pela Ademar de Barros e assim vai indo. Quem sofre somos nós, que passamos pelo local e temos que ter a atenção redobrada", relata.

Em dez minutos no local, a reportagem chegou a presenciar dois acidentes quase ocorrendo. O empresário Leandro Santos, 32 anos, afirma que nesse tempo relatado, ele já viu muito mais que isso. "Virou algo bem frequente. Batidas na traseira. Na lateral. Venha aqui às 7h e às 18h, aí você vai ver o caos que é. Mas já faz tanto tempo que virou algo comum. O que não deveria. Acredito que a construção de uma faixa elevada para os pedestres, e até mesmo a retirada da rotária para instalar um semáforo, daria mais tranquilidade a todos", afirma.

Assim com Leandro, Andreza e Luzia também sentem falta de uma sinalização mais efetiva e acreditam que a instalação de novos recursos poderia ajudar, bem como fomentar melhorias e a redução de acidentes, mesmo que não sejam graves.

 

Município

Questionada sobre a situação do local e se existem planos futuros para a introdução de novos obstáculos ou ações para prevenir acidentes, a Semav (Secretária Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública) de Presidente Prudente, por meio da Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), se limitou a informar, em nota, que "a rotatória já é um dispositivo para reduzir a velocidade". "As ações que são realizadas para evitar acidentes são as sinalizações no solo e por meio de placas".

 
Publicidade

Veja também