Ações reconhecidas pelo estado

GRAZIELA FERNANDES

COLUNA - GRAZIELA FERNANDES

Data 13/12/2020
Horário 03:30

As ações de desenvolvimento rural sustentável de Narandiba desenvolvidas pela Coordenadoria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente posicionaram o município na 19º. Lugar no ranking de Desenvolvimento Rural Sustentável Paulista do Ciclo Desenvolvimento Rural Sustentável 2019-2020 do Programa Cidadania no Campo – Município Agro. Narandiba é a melhor colocada em toda região de Presidente Prudente. O ranking aponta os municípios paulistas com o melhor desempenho no desenvolvimento rural sustentável, de acordo com parâmetros técnicos de boas práticas.

Sobre o programa

Criado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, o Programa Cidadania no Campo tem como objetivo estimular as prefeituras a implementar agendas estratégicas para fortalecer a gestão rural local, melhorando a produtividade e a sustentabilidade do agronegócio paulista. O programa é baseado em 10 critérios técnicos, que avaliam a qualidade da gestão municipal e sua capacidade de atender bem o cidadão do campo, independentemente do tamanho dos municípios em termos de habitantes ou orçamento.

Ainda em Narandiba

Foi realizada na sexta-feira no município uma audiência pública para discutir o plano de gestão integrada de resíduos sólidos.

Obras em Pirapozinho

É a ampliação das galerias de águas pluviais que passam pelas vilas Dirce e Marisa. Segundo a Prefeitura de Pirapozinho, mais de R$ 760 mil são empregados nas obras, sendo que parte dos recursos vem dos cofres do município. Estes bairros sempre foram muito afetados em períodos de fortes chuvas que provocam alagamentos e até inundações em casas. As obras podem solucionar o problema, já que são instalados 388,25 metros lineares de tubulação para garantir um escoamento eficiente.

Necessidade em outros pontos

Obras que minimizem o sofrimento da população em dias chuvosos também são esperadas em outros pontos da cidade. Alguns bairros vivem problemas crônicos, como alagamentos na época de fortes chuvas. Santa Rosa é um deles. Desafio para a próxima gestão, já que um novo prefeito assume o Executivo de Pirapozinho a partir de 1º de janeiro de 2021.

Mais kits alimentação

Em Sandovalina, foi entregue nesta semana mais um kit de alimentação para alunos da rede municipal de ensino. A entrega foi feita de forma escalonada para evitar aglomerações e seguindo orientações de segurança para resguardar a saúde de servidores municipais e de pais de alunos. Já em Pirapozinho, a Divisão Municipal de Educação também entregou kits para alunos matriculados nas escolas municipais. Em horários previamente estabelecidos, pais ou responsáveis compareceram às escolas para a retirada dos alimentos.

Falando em rede municipal de ensino

Em Pirapozinho, ainda a Divisão Municipal de Educação entregou para as escolas de ensino infantil e fundamental, equipamentos de informática. Um investimento de aproximadamente R$ 500 mil.

Horário especial

O comércio de Pirapozinho já está funcionando em horário especial. Desde a última quarta-feira, as lojas da cidade ficam abertas por 10h, garantindo mais tranquilidade para as compras de final de ano. Esta semana, de segunda à sexta, as lojas funcionarão das 9h às 19h. No próximo sábado, 19 de dezembro, das 9h às 17h.

Cuidados para todos

As medidas de prevenção à Covid-19 devem ser intensificadas, especialmente para quem vai às compras de final de ano, redobrem a atenção para o uso de máscara, álcool em gel. Mantenham, claro, o distanciamento, evitando aglomerações nos estabelecimentos comerciais. A região de Prudente vive uma escalada de casos que está provocando um colapso no sistema de saúde. Nem mesmo quem paga plano de saúde tem a garantia de atendimento na rede de saúde suplementar com o avanço da doença. Cautela sempre. Até a próxima edição.

Publicidade

Veja também