Adapp/Unesp vence CPSP pela 2ª vez e avança para final do Paulista

No primeiro confronto, disputado em 31 de agosto, em São Paulo, o time paulistano superou a Adapp/Unesp por 39 a 38.

Esportes - Jean Ramalho

Data 10/09/2013
Horário 09:17
 

Em uma partida emocionante, que foi decidida apenas na prorrogação, a Associação de Desporto Adaptado de Presidente Prudente (Adapp)/Unesp venceu o Clube dos Paraplégicos de São Paulo (CPSP) por 53 a 51 (44 a 44 no tempo normal) no terceiro encontro da série melhor de três do playoff semifinal do 16º Campeonato Paulista de Basquete Sobre Rodas da Segunda Divisão. O duelo, que foi disputado anteontem, no Ginásio de Esportes Luciano Moreno de Freitas, do Tênis Clube da cidade (TCPP), garantiu o time prudentino na final do estadual, que ocorre em 28 deste mês contra a Associação dos Amigos e Paradesportistas de Piracicaba (AAPP), em Jundiaí. Além disso, os finalistas também conseguiram acesso para elite.

No primeiro confronto, disputado em 31 de agosto, em São Paulo, o time paulistano superou a Adapp/Unesp por 39 a 38. Os prudentinos empataram a série no sábado com o placar de 41 a 33 e assim forçaram o terceiro jogo. Na outra chave do playoff semifinal, a AAPP perdeu o primeiro embate para o Grupo de Ajuda dos Amigos Deficientes de Indaiatuba (Gaadin) por 63 a 52. No entanto, jogando em casa, o time de Piracicaba se reabilitou e venceu os dois últimos confrontos: 48 a 46 (sábado) e 51 a 44 (anteontem). Além de se garantirem na decisão, Adapp/Unesp e AAPP asseguraram vaga para a Primeira Divisão do próximo ano.

De acordo com a técnica do grupo prudentino, Silmara Cristina Pereira, o último jogo do playoff semifinal não começou bem para a Adapp/Unesp. Segundo ela, seus atletas entraram nervosos em quadra, o que possibilitou que o CPSP abrisse 16 pontos de vantagem no segundo quarto, que terminou em 30 a 14. Imbuídos de um espírito de superação, os jogadores de Prudente buscaram o resultado e empataram a partida em 44 a 44 no final do último período e levaram a decisão para a prorrogação.

Empurrada pela torcida, que compareceu em maior número que no segundo jogo, conforme Pereira, a Adapp/Unesp abriu sete pontos de vantagem no tempo extra e viu o rival se aproximar após três contra-ataques. Entretanto o dia era mesmo prudentino e assim fechou o placar em 53 a 51, com destaque para o pivô Thiago, que anotou 15 pontos.

 

Próximos passos

O primeiro objetivo da equipe prudentina, conforme Pereira, foi cumprido, que era o acesso à Primeira Divisão. Agora, segundo ela, o foco está diretamente voltado para a AAPP, adversária da Adapp/Unesp na decisão do Paulista da Segundona. Para o duelo, que ocorre em 28 deste mês, em Jundiaí, a técnica terá cerca de 20 dias para acertar as falhas e aprimorar a qualidade técnica do grupo.

De acordo com ela, sua prioridade nesse período será trabalhar o lado psicológico do elenco, pois considera que seus jogadores sentiram a pressão, o que teria prejudicado o desempenho do time nos jogos decisivos. "Nosso grupo é qualificado, mas sente a pressão em momentos cruciais. Então, nesses dias até a final vou trabalhar ainda mais a questão psicológica. Na parte técnica vou focar mais no setor defensivo, pois uma boa defesa garante um ataque forte", afirma Pereira.

 

 

SAIBA MAIS

VELHOS CONHECIDOS

Este será o terceiro jogo entre a Adapp/Unesp e a AAPP no Paulista da Segunda Divisão deste ano. No primeiro deles, disputado em 1º de junho, os prudentinos venceram por 51 a 46, enquanto que no segundo, em 3 de agosto, os piracicabanos asseguraram a vitória pelo placar de 52 a 38. A equipe prudentina é patrocinada pela Usina Alto Alegre, Rede de Postos Prudentão, Hotel Portal D’Oeste e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/Unesp).

Publicidade

Veja também