ADEUS, ASA!

REGIÃO - BILI INFANTE

Data 11/02/2020
Horário 03:29

O rodeio é uma das paixões dos brasileiros, sobremaneira dos que habitam o interior do país, em regiões como o Pontal do Paranapanema. No último dia 4, os fãs do esporte perderam uma grande referência com a morte do locutor Asa Branca, apelido de Waldemar Ruy dos Santos, que há anos lutava contra um câncer na boca. Foi grande a comoção em municípios como Teodoro Sampaio, onde Asa Branca estrelou inúmeras festas do peão. Em Mirante do Paranapanema, cidade na qual o profissional chegou a residir, amigos e fãs renderam diversas homenagens na rádio comunitária local. Para este colunista, fica a lembrança do performático locutor, verdadeiro showman, descendo de helicóptero na arena de rodeios de Teodoro Sampaio. Adeus, Asa!

COSTA MACHADO

Desde a última semana, a Prefeitura de Mirante do Paranapanema realiza obras de recapeamento asfáltico em ruas do Distrito de Costa Machado. As melhorias são desenvolvidas com recursos destinados pelo governo do Estado de São Paulo, com interlocução do deputado estadual Mauro Bragato (PSDB). Além do recapeamento, a administração mirantense também trabalha na implantação de sistemas de esgoto e saneamento básico no importante distrito, que, criado em 1948, é mais antigo do que o próprio município.

HABITAÇÃO POPULAR

A CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) abre na próxima quinta-feira o período de inscrições para participação no sorteio de 100 unidades habitacionais que vão ser construídas em Rosana, através do Programa Nossa Casa. Os interessados devem se inscrever por meio de um aplicativo de celular ou pelo site da companhia (www.cdhu.sp.gov.br) até as 17h15 de segunda-feira, 17 de fevereiro. O aplicativo de celular que pode ser utilizado para inscrição é o Kaizala, disponível gratuitamente nas lojas App Store e Play Store. Para participar do sorteio, o candidato deve residir ou trabalhar em Rosana e ter renda familiar mensal de até cinco salários mínimos, além de não possuir financiamento de imóvel nem ter sido anteriormente beneficiado por qualquer programa habitacional.

SERICICULTURA

A sericicultura (criação do bicho-da-seda) é a atividade agroindustrial mais antiga do mundo, tendo surgido há mais de 5 mil anos, na China. No cenário atual, o Brasil aparece como quinto maior produtor mundial do segmento, com produção anual aproximada de 3 mil toneladas de casulos do bicho-da-seda. Em Euclides da Cunha Paulista, os cerca de 30 sericicultores do município comemoram uma importante melhoria, que vai facilitar bastante o escoamento da produção, que é de 3,4 mil casulos por mês. Desde o último dia 7 de fevereiro, passou a funcionar na cidade um ponto de entrega, local onde os casulos são pesados, classificados e vendidos a uma empresa paranaense que atua no setor. O entreposto é resultado de parceria entre a empresa compradora da produção, Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo) e Prefeitura, que cedeu o imóvel para instalação.

REINAUGURAÇÃO

A sexta-feira, 7 de fevereiro, foi especial para os moradores da Gleba 15 de Novembro, em Rosana. Localizada no assentamento, a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental “Sítio São João” foi reinaugurada, após reformas com investimento total de R$ 342 mil, oriundos de recursos próprios da prefeitura do município. A escola, que atende 120 alunos, passa a contar com quatro salas de aula climatizadas, sendo uma delas voltada ao ensino de informática, entre outras dependências.

CAMPEÃO DE JIU-JITSU

No final do ano passado, narramos a saga do mirantense Matheus Hirotomi, que foi para o Japão trabalhar na construção civil, mas descobriu forte vocação para o jiu-jitsu e se tornou um campeão. No último dia 2 de fevereiro, a galeria de troféus e medalhas do atleta ficou ainda maior, com a conquista da 17ª Copa Dumau, nas categorias peso leve (até 76kg) e absoluto de faixa roxa adulta. Realizada na cidade japonesa de Kosai, província de Shizuoka, a competição foi organizada pela respeitada federação ASJJF (Asian Sport Jiu-Jitsu Federation). Com os títulos conquistados, Hirotomi foi promovido à faixa marrom, feito que o aproxima de realizar os sonhos de chegar à faixa preta e disputar um campeonato mundial. Seguimos na torcida! Oss!

Publicidade

Veja também