Adeus do ex-presidente

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 06/12/2025
Horário 04:19

O ex-presidente da Câmara de Prudente, vereador de duas legislaturas de seis anos cada, Valdemar de Souza Mendes (1945-2025) foi embora antes do combinado. Morreu ontem à tarde no Hospital Unimed, antigo Nossa Senhora das Graças.

PRIMEIRO MANDATO
Valdemar assumiu pela primeira vez uma cadeira na Câmara com a renúncia da primeira mulher eleita vereadora em Prudente, Onaide Cottini Felix, esposa do conhecido articulador político Rubens Mendes Felix. 

CARÁTER IRREVOGÁVEL
A vereadora apresentou renúncia em caráter irrevogável, conforme histórico de Mauro Alves dos Santos – o mais antigo servidor da Câmara de Prudente – e coube ao então presidente Luiz Gonzaga dos Santos, o professor Lugo, a extinguir o mandato.

PRIMEIRO SUPLENTE
Com a extinção do mandato, Valdemar foi empossado na condição de 1º-suplente, tendo sido o novo mais votado junto aos candidatos do PSD. Época da 8ª legislatura que tinha 19 vereadores. O prefeito era Paulo Constantino e o vice o Professor Ditão. 

37º PRESIDENTE
Valdemar foi eleito o 37º presidente da Câmara, empossado em 1º de fevereiro de 1981. Foi eleição de 3º biênio, considerando que o mandato foi atípico, com seis anos de duração, para que as eleições municipais coincidissem com as estaduais e nacional.  

TRÊS BIÊNIOS
Naquele período legislativo, o presidente do 1º biênio foi Ivan Nogueira de Almeida e o 2º Ubaldo Gomes Correa. No 3º, Valdemar teve como vice Sinézio Morato, 1º-secretário Antônio Carlos Moreira, o Carca, e 2º Rubens Reis Gonçalves.

POR SEIS ANOS
A segunda legislatura de Valdemar também foi de seis anos, com a Prefeitura comandada pelo engenheiro civil Virgílio Tiezzi Junior, sendo vice-prefeito Mariano Rodrigues Netto. 

COMANDO DA CÂMARA
Os presidentes da Câmara foram dois, com o professor Lugo sendo eleito para o 1º e 3º biênios. O presidente do 2º biênio foi o cirurgião dentista e advogado Nivaldo Giácomo Grigoli. 

COLEGAS DEPUTADOS
Na primeira legislatura Valdemar teve entre os pares de Câmara, o professor Agripino Lima, que depois foi prefeito, deputado federal e deputado estadual. Na segunda, um dos colegas foi Tadaski Kuriki, que depois se elegeu deputado estadual e federal. 

18 DIAS NO HOSPITAL
Valdemar foi advogado e CEO de uma das primeiras empresas especializadas em cobranças de Prudente, a Cobresp. Seus últimos  18 dias foi internado, depois de começar a sentir dores no quadril.

CENTRO DA CIDADE
Casado em segundas núpcias, e anteriormente teve quatro filhos: Valdemar Júnior, Lucile, Taciana e Estarela. Estava morando no Condomínio Sylvio Pontalti; o prédio que fica em frente ao Aruá Hotel, no centro de Prudente.

VELÓRIO NA CÂMARA
Nas recentes comemorações dos 100 anos da Câmara de Prudente, Valdemar participou, mas preferiu não gravar depoimento. O Plantão tem informações que a sua morte ocorreu por volta das 15h45 e que o velório será na Câmara.

Publicidade

Veja também