Agentes de saúde fazem paralisação para adequação dos salários

Sintrapp explica que atualização não ocorre desde o início de 2021, quando o piso foi reajustado; Prefeitura diz estar aberta ao diálogo para buscar alternativas viáveis aos trabalhadores

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 01/10/2021
Horário 19:06
Foto: Itamar Batista
Profissionais se reuniram na rampa do Paço para reivindicar adequação dos salários 
Profissionais se reuniram na rampa do Paço para reivindicar adequação dos salários 

“Não é mole não! Ter trabalho e não ter piso na mão!”. Durante a manhã desta sexta-feira, servidores de Presidente Prudente nas funções de ACS (agente comunitário de saúde) e ACE (agente de combate às endemias) fizeram este grito ecoar na rampa do Paço Municipal Prefeito Florivaldo Leal. A principal reivindicação é a adequação do salário dos agentes para cumprir o piso nacional, o que não ocorre desde o início de 2021, quando o piso foi reajustado.
O diretor do Sintrapp (Sindicato dos Servidores Municipais de Presidente Prudente e Região), Sérgio Diniz, ressalta que a diferença representaria R$ 86 a mais no salário dos servidores. 

“Diferença representaria R$ 86 a mais no salário dos servidores
Sérgio Diniz

Reunião com a administração

Às 10h, uma comissão se organizou para ir até o gabinete do prefeito Ed Thomas (PSB) e tentar uma conversa com o chefe do Executivo. Contudo, foram atendidos pelos secretários de Administração e de Assuntos Jurídicos, João Donizete Veloso dos Santos e Jorge Duran, respectivamente
Durante a conversa, a comissão questionou sobre o poder da Lei 173, do governo federal, e sobre a atualização do salário pelo piso nacional. “A categoria acredita que a atualização do salário conforme o piso deve ser realizada, porque a lei que estabelece o pagamento é anterior ao impedimento gerado pela medida que congela os salários”. 
Diante das propostas apresentadas, ficou decidido que no dia 13 de outubro, às 9h, ocorrerá uma nova reunião com a mesma comissão formada, desta vez com a presença do prefeito. Na segunda-feira, Dia do Agente de Saúde, os ACEs e ACSs participarão da sessão da Câmara Municipal para discutir a situação do piso com os vereadores e solicitar o apoio da casa de leis.
Em nota, a Prefeitura informou que, as reivindicações destes servidores enfrentam barreiras legais, tendo em vista que a Lei Complementar 173 impede reajustes salariais durante o período de enfrentamento da pandemia. “Mesmo assim, a administração municipal está aberta a dialogar e a buscar alternativas viáveis para os trabalhadores”. 

Foto: Itamar Batista

agentes de saúde de presidente prudente pedem regularização do piso salarial
Categoria foi recebida pelos secretários de Administração e Assuntos Jurídicos

Publicidade

Veja também