Agricultores doam batata-doce em prol do Santuário de Santo Expedito

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 17/08/2021
Horário 03:55
Foto: Cedida
Um dos lotes de batata-doce doados em prol das obras do santuário
Um dos lotes de batata-doce doados em prol das obras do santuário

Em relação aos trabalhos de angariar recursos para a conclusão do santuário, padre Umberto lembrou na semana que “toda gentileza é muito bem-vinda, mas muito além da gentileza vem a generosidade, que convida a ir um pouco além”. Generosidade, palavra de origem latina, significa gerar, engendrar, fazer nascer.  No mês de julho essa generosidade foi abordada bastante na Liturgia, onde em várias passagens do evangelho pudemos constatar.  

BATATA-DOCE
Lembra padre Umberto que é exatamente isso que vem acontecendo no Santuário de Santo Expedito em muitos segmentos, e, nesta semana, queremos destacar o que dezenas de plantadores de batata-doce de nossa região vem fazendo. Atendendo pedido do padre Umberto e solidários ao momento de dificuldade que o santuário vem atravessando devido à pandemia, pois está impossibilitado da realização das tradicionais festas, esses plantadores de batata-doce, há dois anos, fazem doações da cultura em prol do Santuário de Santo Expedito. Todo o montante é comercializado e os recursos vão para as obras.

PEDIDOS
Um grupo humilde de devotos de Santo Expedito de Presidente Venceslau pediu à coluna para que reedite algumas informações sobre o santo, para que o trabalho possa ser debatido entre eles. 

POSSÍVEL ORIGEM
Estudiosos da religião acreditam que Santo Expedito foi um soldado romano nascido na Armênia, na cidade de Melitene, que comandou a 12ª Legião Romana. Essa é a versão que é mais divulgada, porém, nunca houve uma confirmação oficial.

O NOME
Não há nenhuma fonte que afirme com precisão o motivo do nome do Santo Expedito. Uma das versões mais aceitas é a que acredita que tenha sido derivado de "spedito", palavra que era inscrita em caixas com relíquias de um santo desconhecido. No italiano, a palavra significa rápido ou enviado. Na obra "The Lives of the Fathers, Martyrs and Other Principal Saints (1756/1759)", escrita pelo inglês Alban Butler, é dito que freiras confundiram o nome "spedito" escrito na caixa com o nome do santo. Ainda há outra versão que explica que "expeditus" era uma categoria do exército romano.

A LENDA
Seguindo a versão de que Santo Expedito era um soldado romano, a lenda diz que a região onde ele atuava era marcada por perseguições aos cristãos devido às atitudes do imperador Deocleciano. O soldado era um homem comum, que um dia teve um encontro com Deus e se converteu ao cristianismo.

CAUSAS JUSTAS E URGENTES
E por que ele tem essa alcunha de santo das causas justas e urgentes? Também de acordo com a lenda, um espírito maligno apareceu para ele em forma de corvo dizendo "Crás! Crás! Crás", que no latim significava "Amanhã! Amanhã! Amanhã". Expedito pisoteou o corvo, o esmagou e gritou "Hodie", que quer dizer "Hoje!".

MORTE
Expedito morreu devido a ordens do imperador Deocleciano. Ele, até em seus momentos finais, não negava sua fé e buscava defender os cristãos. Outros mártires da religião católica como Maurício, Marcelo e Sebastião morreram ao lado de Expedito, derramando sangue e tendo as cabeças decepadas.

DEVOÇÃO
As primeiras informações de devoção a Santo Expedito datam do século 8 na região da Germânia (atual Alemanha) e da Sicília, mas o crescimento ocorreu no século 17, na França, Alemanha, Itália e Bélgica. Atualmente existem igrejas de Santo Expedito em todo o mundo, inclusive no Brasil, onde ganhou maior popularidade a partir dos anos 1980.

ASSOCIAÇÕES
É conhecido como o santo dos mercadores, dos navegantes e até mesmo dos estudantes, principalmente em épocas de prestar exames. Isso acontece, pois sua imagem é associada a momentos difíceis, em que é necessário uma ajuda rápida para a resolução dos problemas.

REPRESENTAÇÃO
A imagem de Santo Expedito é geralmente representada por um soldado romano em trajes de legionário, armadura, túnica e manto. Além disso, ele está em postura marcial e sustenta em uma mão a palma do martírio e na outra uma cruz com a palavra “Hodie”, fazendo ligação com a lenda ligada à sua história.

SINCRETISMO
Santo Expedito é conhecido nas religiões afro-brasileiras como Logunedé (ou Logunendé), o orixá relacionado à caça, pesca, dificuldades financeiras e profissionais.

FÉ EM TROVAS
Para todos os devotos
Que sustentam em oração
Muitos têm Santo Expedito
Seu santo de devoção

Publicidade

Veja também