Agronegócio "segura” a economia

REGIÃO - Rogério Lopes

Data 25/07/2015
Horário 08:16
 

"O agronegócio é o que mantém a balança comercial do Brasil". Esta afirmação foi compartilhada por todas as autoridades presentes no encontro de homenagem ao Dia do Agricultor, realizado ontem, em Regente Feijó. Segundo eles, o setor é responsável pelo desenvolvimento econômico e crescimento do oeste paulista, assim como forte ferramenta financeira para o suporte no Estado e no país.

De acordo com o presidente da Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema), Marco Antônio Pereira da Rocha (PSDB), hoje, o agronegócio é responsável por 60% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, se firmando há anos como setor que garante o equilíbrio da economia, mesmo em meio ao período de crise financeira.

A situação regional não é diferente, já que a agricultura e a pecuária têm tradição e garantem o giro financeiro do oeste paulista, fato confirmado pelo EDR (Escritório de Desenvolvimento Rural), além de representantes políticos, industriais e produtores.

O deputado estadual Ed Thomas (PSB) lembra que "todos os dias precisamos do agricultor", do trabalho que o profissional desenvolve no campo e que chega até a população como alimento. Ele esclarece que é nítida a importância que a cultura possui, algo que deve ser valorizado e incentivado. "O segmento, desde a cultura familiar, abre muitas oportunidades e dá suporte para o Brasil", acrescenta.

Apoiando o evento, o deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) aponta que o agronegócio é um canal que gera empregos e movimenta a economia, desta forma, "deve ter atenção e receber subsídios". "É o principal componente do PIB", reforça.

Para o vereador de Presidente Prudente, Demerson Dias, Demerson da Saúde (PSB), o setor precisa de projetos que incentivem os jovens, filhos dos agricultores, a permanecerem no campo e darem continuidade ao trabalho que os pais realizam. Ele diz que muitos jovens acabam por buscar na cidade melhores oportunidades profissionais, sendo que a agricultura é essencial para todos, inclusive no giro financeiro que detém. "É necessário ter investimentos no setor", menciona.

"É de fundamental importância para nossa região", expõe o prefeito de Presidente Prudente, Milton Carlos de Mello, Tupã (PTB), ao falar sobre o agronegócio. Ele pontua que devem ser criados canais que facilitem, favoreçam e ajudem a vida do produtor.
Publicidade

Veja também