Além de ser um ato solidário, doar leite materno é transmissão de amor

EDITORIAL -

Data 18/07/2017
Horário 12:37

A amamentação é um dos vínculos mais forte entre mamãe e bebê. Um momento único entre os dois. De se retirar de onde for e se curtirem por aqueles instantes. É o olho no olho. De total entrega da mamãe que, por ela, é capaz de alimentar seu filho. Algo mágico. Além disso, há os inúmeros benefícios do leite como todos os nutrientes e coisas boas para o bebê. Somente o leite materno é completo e não há outra fórmula que o imite totalmente. A amamentação previne doenças, acalma o bebê, tem a temperatura correta, forma a imunidade, desenvolvimento intelectual e cognitivo do pequeno. Além destes benefícios, o leite materno é gratuito e é o melhor alimento para o bebê.

Porém, por “n” motivos, algumas mães não conseguem amamentar seus bebês. E aí entra a importante doação de leite materno. Cada mãe produz quantidades diferentes de leite. Umas mais, outras menos. E estas que têm em abundância, podem e devem doar aos pequenos que precisam. Doar leite materno é um ato de solidariedade ao próximo e, principalmente, uma transmissão de amor. E esse leite retirado e doado não irá fazer falta, pois, quanto mais leite sai, mais leite tem. Há vários benefícios para a mãe doadora, como a qualidade de vida, autoestima e perda de peso. O organismo irá produzir mais e o bebê da mãe doadora receberá um leite com qualidade ainda melhor. Não há riscos, só benefícios.

E nesta época do ano, no inverno, diminui consideravelmente o leite doado. Durante o período de baixas temperaturas e férias escolares, o Banco de Leite Humano de Presidente Prudente, por exemplo, tem sofrido com a queda no número de doadoras e na diminuição do volume de leite doado, já que, com o frio, ocorre uma redução fisiológica da produção de leite pelas mães. No local, são recebidos cerca de 90 litros por mês, o que é insuficiente para atender a demanda dos hospitais da cidade, pois a meta mensal estipulada é de coletar, aproximadamente, 150 litros. Com o total de 73 doadoras cadastradas, o Banco de Leite consegue atender cerca de 60% das solicitações de leite, que são destinados às crianças prematuras internadas nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) dos hospitais de Prudente.

Você mamãe, que sabe e sente a importância do leite materno, faça a sua parte e doe leite. Um ato de amor capaz de salvar vidas e transformar a saúde de muitos pequenos.

Publicidade

Veja também