Alunos de 12 escolas passarão por testes de acuidade visual

Projeto social tem na programação de atendimento as unidades estaduais de ensino em março, abril e maio 

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 27/02/2022
Horário 07:15
Foto: Gabriela Oliveira
Aplicação de testes de acuidade visual para alunos do 6º ano
Aplicação de testes de acuidade visual para alunos do 6º ano

Em tempos de pandemia do coronavírus e de agravamento da situação financeira de muitas famílias, o projeto social, com parceria extensionista, Saúde Visual do Escolar  ganha maior relevância por prestar atendimentos gratuitamente.  Em 2022, a iniciativa do Lions Clube Centenário entra no 13º ano. A cada ano são aplicados testes em alunos do 6º ano, quando ingressam no segundo ciclo do ensino fundamental; encaminhando para consultas os que apresentam alguma dificuldade em enxergar bem; e os que apresentam problemas visuais recebem óculos; sendo que em alguns casos são realizados exames clínicos e acompanhamento.
São parceiros do Lions Clube  a Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente, através do Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa; e a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), por meio da Famepp (Faculdade de Medicina de Presidente Prudente) e com o apoio da  Proext (Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária). Os testes de acuidade visual são aplicados nas escolas, sem a necessidade dos alunos se deslocarem, A aplicação é feita por estudantes universitários, devidamente orientados e acompanhados por professores. O serviço prestado no 6º ano complementa o que foi feito no 1º ano pelo serviço municipal de saúde, quando o mesmo aluno ingressou no ensino público que no primeiro ciclo é ofertado pela rede municipal de educação. 

De março a maio

 A programação de atendimento nas unidades de ensino, neste primeiro semestre de 2022, vai de março a maio. Antes, em fevereiro foram tomadas as medidas preliminares de elaboração do cronograma e outras providências. Depois, em junho terá continuidade o atendimento em consultas e exames clínicos. No segundo semestre, os serviços serão levados para outras 14 escolas estaduais de Prudente. Em março, o primeiro atendimento será às 8h, no dia 7, na Escola Estadual Fátima Aparecida Costa Falcon, no Jardim Jequitibás I. Ainda em março, dia 10, às 14h, na EE Antônio Fioravante de Menezes, na Vila Marina; dia 14, às 8h, na EE Oracy Matricardi, no Conjunto Habitacional Ana Jacinta; e dia 17, às 14h, na EE Clotilde Veiga de Barros, no Jardim Santana.
Em abril: às 8h, no dia 11, na Escola Estadual Florivaldo Leal, na Vila Tabajara; às 14h do dia 13, na EE Maria Luiza Formozinho Ribeiro, na Vila Charlotte; às 8h do dia 25, na EE João Carlos Padilha de Siqueira, no Jardim Santa Mônica; às 14h do dia 27, na EE Maria Luiza Bastos, no Jardim Caiçara; e às 14h do dia 28, na Escola Estadual Mirella Pesce Desidere, no Conjunto Habitacional Bartholomeu Bueno de Miranda (Cohab). Em maio: dia 11 às 14h, na Escola Estadual Fernando Costa, no centro da cidade; dia 12, às 14h, na EE Celestina Teixeira de Campos Toledo Teixeira, no distrito de Floresta do Sul; e dia 18, às 14h, na EE Dr. José Foz, na Vila Furquim.

SAIBA MAIS
Em 12 anos, mais de 24 mil alunos passaram por testes de acuidade visual e, destes, 4.250 foram encaminhados para consultas no Banco de Olhos através do SUS (Sistema Único de Saúde), sendo que 1.633 começaram a usar óculos e 116 precisaram de exames clínicos e acompanhamento. O projeto social, com parceria de extensão universitária, tem contribuído com a qualidade da aprendizagem, conforme depoimentos de diretores de escolas, professores e pais de alunos. Com óculos, os alunos enxergam bem a lousa, os livros e as apostilas; leem melhor, escrevem melhor, entendem melhor e aprendem melhor.

MAIS INFORMAÇÕES

Você sabe o que é hipertensão ocular? Oftalmologista explica

Oftalmologista do Banco de Olhos de PP fala sobre o retinoblastoma

Cuide da saúde dos olhos no verão

Banco de Olhos da Santa Casa faz exames de glaucoma e catarata

Publicidade

Veja também