Alunos falam sobre aprendizado em atividades extraclasse

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 04/06/2023
Horário 08:13
Foto: Cedida
Professor André se envolveu nas atividades com quatro turmas de alunos do 6º ao 9º ano
Professor André se envolveu nas atividades com quatro turmas de alunos do 6º ao 9º ano

Quatro turmas com alunos do 6º ao 9º ano da Emeif (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Vereador José Molina, no Distrito de Coronel Goulart, em Álvares Machado, saíram de suas salas para explorar o aprendizado além de suas carteiras. Acompanhados pelo professor de Ciências Físicas e Biológicas, André Gonçalves Vieira, eles tiveram um contato a mais com a natureza viva, com o meio ambiente, e aprenderam também maneiras de cuidar e proteger o meio em que se vive e o que nele habita. Além disso, conforme o professor, dentre os conteúdos trabalhados em campo, os estudantes também viram as evoluções tecnológicas, suas aplicabilidades e seus impactos ambientais. Amanhã é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Ou seja, de acordo com ele, foi abordado com os adolescentes desde a energia hidrelétrica, termoelétricas, nuclear, até fósseis, carvão mineral e vegetal, como as renováveis eólica e fotovoltaica. As tecnologias da comunicação (rádio, TV e internet). “A eles foram apresentados a usina de geração de energia fotovoltaica da Unoeste [Universidade do Oeste Paulista] campus 2 e o Museu de Tecnologia no mesmo campus”, salienta o professor.

Yasmin Novaes Bezerra, aluna do 6º ano, destaca que as atividades foram “maravilhosas” e aprendeu muito sobre tecnologias e seus impactos na natureza. “Descobri que todos os animais possuem sua importância no meio ambiente e que devem ser protegidos. Também achei interessante saber que devemos ter sempre a energia, mas de forma que não prejudique o meio ambiente, como as usinas de energias solares", expõe a aluna.

O que chamou a atenção de Rayane Von Hulsen Tosta dos Santos foi a questão de que, se por um lado é benéfico a tecnologia de hoje ser bem mais moderna que a de antigamente, por outro existe a problemática de descarte irregular, incorreto, causando problemas de poluição ambiental muito maior também. “Isso porque as pessoas jogam as coisas em qualquer lugar. E isso está errado. Precisamos proteger as matas, pois elas são moradias dos animais e devemos protegê-los para não entrarem em extinção”, acentua a garota.

Tecnologia a favor

Oscar Antonio de Souza, do 9º ano, coloca algo interessante. Ele chama a atenção para o quanto é importante ter a tecnologia a favor das pessoas, do meio ambiente. Para isso, basta saber de que forma utilizá-la. Pois ao mesmo tempo que ela pode beneficiar, pode causar um estrago enorme.

Ele menciona que a tecnologia pode ser usada para proteger os animais silvestres de vários tipos de impactos, pode, por exemplo, ser utilizada para monitorar a fauna, reprodução de animais em ameaça de extinção, no estudo e produção de vacinas, medicamentos até mesmo a partir do veneno de cobra. “Devemos proteger as matas e seus animais, pois a natureza ajuda as pessoas em vários sentidos, no ar que respiramos, no alimento que comemos, na construção das casas que vivemos, móveis que utilizamos, a água que bebemos. Enfim, a vida”, acentua o adolescente.

Leia também:

Alunos de Álvares Machado aprendem na prática sobre meio ambiente e sustentabilidade

Publicidade

Veja também