Alunos produzem sabão com óleo de cozinha usado

Os interessados em colaborar com o projeto podem comparecer na Etec Professor Adolpho Arruda Mello e efetuar a doação do óleo de cozinha usado.

PRUDENTE - Jean Ramalho

Data 23/08/2014
Horário 09:00
 

Preocupados com a preservação do meio ambiente, bem como com a geração de renda, cinco alunos do 2º ano integrado da Etec (Escola Técnica Estadual) Professor Doutor Antônio Eufrásio de Toledo, de Presidente Prudente, desenvolveram um projeto de captação de óleo de cozinha usado.  O grupo produz sabão em pedra e líquido com o produto. A iniciativa surgiu por meio de um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e visa dar a destinação correta ao óleo que, se for despejado no ralo da pia, pode poluir até 1 milhão de litros de água potável, conforme dados de entidades especializadas no assunto.

Jornal O Imparcial Produto será transformado em sabão e revertido a entidades

"Buscamos mostrar às pessoas como o descarte incorreto do óleo de cozinha prejudica o meio ambiente. Temos o intuito de apresentar à população que, através da reciclagem, podemos preservar o meio ambiente e, além disso, promover a geração de renda para as famílias carentes", afirma Paulo Otavio da Silva Batista, idealizador do trabalho juntamente com os alunos Kaíque Vinícius Bueno Costa, João Vitor Martins da Silva, Mayk Nantes Medeiros e Murillo Hespanhol.

Para arrecadar o material, os alunos do 2º ano integrado com o curso de agropecuária estipularam um ponto fixo de coleta, na Etec Professor Adolpho Arruda Mello, no centro de Prudente. De acordo com Batista, desde a implantação do ecoponto, o projeto já coletou aproximadamente 80 litros de óleo. Com o total arrecadado, o quinteto conta que já produziu cerca de seis quilos de sabão em pedra, além de 60 litros de sabão líquido.

"O óleo arrecadado está sendo transformado em sabão que, posteriormente, será doado a entidades assistenciais, além de ser comercializado na própria Etec. Até agora, através de receitas passadas por familiares ou até mesmo obtidas na internet, já tivemos uma produção razoável de sabão. Nosso objetivo é coletar ainda mais e dar o destino correto ao óleo de cozinha", pontua Batista.

 

SERVIÇO

PONTO DE COLETA

Os interessados em colaborar com o projeto podem comparecer na Etec Professor Adolpho Arruda Mello e efetuar a doação do óleo de cozinha usado. Para a pessoa que dispõe de grande quantidade do produto, Batista diz que basta entrar em contato com a unidade para deixar o número de telefone e endereço que, posteriormente, os alunos entrarão em contato para agendar uma visita para fazer a coleta.
Publicidade

Veja também