AME promove mutirão contra o câncer de pele

Ação gratuita ocorreu ontem, em Prudente; campanha realiza triagem dos tipos da doença e orienta sobre importância do uso do filtro solar como prevenção

PRUDENTE - Oslaine Silva

Data 08/11/2015
Horário 10:05
 

Pessoas de toda a região participaram ontem do mutirão contra o câncer de pele realizado no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Presidente Prudente. A ação gratuita ocorreu das 9h às 15h, e faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia. De acordo com o médico dermatologista, coordenador da ação na cidade, Murilo de Oliveira Lima Carapeba, na semana que vem os dados de participantes serão divulgados, mas a expectativa é que possam atingir o mesmo número do ano passado, que foi de 600 pacientes de toda a região, quando 54 foram diagnosticados com câncer de pele (8% dos atendimentos) e 284 foram identificados com risco de ter a doença, ou seja, quase 47% do total.

Jornal O Imparcial Pacientes passam por triagem completa com exames precisos

"A importância dessa campanha é a triagem que é feita dos tipos de câncer de pele: melanoma e não melanoma. Visamos à prevenção, orientamos quanto ao uso do protetor solar e encaminhamos imediatamente os detectados com a doença para tratamento o quanto antes", expõe o dermatologista.

Murilo explica que a melhor prevenção é o uso do filtro solar e se a pessoa notar o surgimento de alguma lesão, manchas em qualquer parte do corpo como mãos, pés, cabeça, entre outras, ou carocinhos, deve sempre procurar um dermatologista. "Entre os principais fatores de risco estão a exposição solar, genética, ocorrência de algum outro tipo de câncer. O câncer de pele melanona pode atingir qualquer faixa etária, já o não melanona, principalmente, a partir dos 50 anos. A coloração das manchas pode variar e apresentar até mais de uma, mas até as lesões na cor da própria pele pode ser um câncer", detalha o médico.

Entre os que aproveitaram a oportunidade estava o comerciante Hermínio Pereira, 66 anos, de Regente Feijó, que elogiou a iniciativa. "Foi detectado um cisto, mas já fui encaminhado e logo será feita a cirurgia para a retirada", mencionou satisfeito.

A dona de casa Neusa Marques Afonso, 61 anos, veio de Presidente Epitácio para a triagem. "Fiquei sabendo pelo jornal. Não poderia perder essa oportunidade. Graças a Deus está tudo bem comigo. Não deu nada", ressalta Neusa, aliviada.
Publicidade

Veja também