Anatel autoriza ativação do 5G em mais 10 cidades da região; veja quais

Liberação não significa que redes da quinta geração serão instaladas de imediato, já que isso depende do planejamento individual de cada prestadora

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 25/05/2023
Horário 15:00
Foto: Marcello Casal Junior/Agência Brasil
Prestadoras podem solicitar ativação de estações de 5G em mais 10 cidades da região a partir do dia 30
Prestadoras podem solicitar ativação de estações de 5G em mais 10 cidades da região a partir do dia 30

A partir do dia 30 de maio, as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) o licenciamento e ativação de estações de 5G nesta faixa em mais 10 cidades da região de Presidente Prudente, segundo deliberação ocorrida nesta quarta-feira, em reunião ordinária do Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na Faixa de 3.625 a 3.700 MHz).

Foram autorizadas as cidades de Anhumas, Flora Rica, Mariápolis, Narandiba, Pacaembu, Pirapozinho, Pracinha, Sagres, Salmourão e Santo Expedito.

A Anatel ressalta que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades. A implantação antecipada de estações de quinta geração depende do planejamento individual de cada prestadora.

A decisão tomada pelo Gaispi segue diretrizes do edital do 5G e abrange municípios onde a EAF (Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz) já iniciou a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku e concluiu as ações necessárias para a desocupação desta faixa por sistemas do FSS (Serviço Fixo por Satélite), tendo instalado os filtros para a mitigação de interferências em todas as estações do FSS impactadas.

Quem recebe as transmissões da TV aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências. Inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado (sigaantenado.com.br), nome fantasia da EAF.

Publicidade

Veja também