Ao aliar tecnologia e educação, Enetec atrai mil participantes

PRUDENTE - Rogério Lopes

Data 24/10/2015
Horário 09:59
 

"Está superando as expectativas. Isso nos deixa muito felizes". Com esta frase, o presidente da comissão organizadora do Enetec (Encontro Nacional de Educação Tecnológica), Celso Tatizana, analisa o público presente no evento. O encontro foi realizado ontem, no Teatro Universitário César Cava, no campus 1 da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), em Presidente Prudente, em reuniu cerca de mil pessoas entre estudantes, educadores, profissionais da tecnologia e outros profissionais e representantes da sociedade civil, de diversas localidades do país.

Em sua 7ª edição e com intuito de mostrar como a tecnologia pode ser embutida na educação, objetivando implementar, estimular e fomentar o ensino dos alunos, o Enetec abordou, por meio de palestras e minicursos, as formas com que os educadores e as instituições de ensino podem unir os dois aspectos, em prol do desenvolvimento educacional. "O intuito é mostrar este canal de apoio ao aprendizado", menciona Celso.

Além destes, o evento contou com dois concursos de multimídia, em que reuniu 11 equipes em uma sadia competição. Ao todo, foram seis concorrentes no 12º Concurso Nacional Visual Class, com estudantes do ensino fundamental 1 de escolas municipais (eram sete inscritos, mas um grupo não pode comparecer), e outros cinco no 9º Concurso Internacional Visual Class, para alunos do ensino fundamental 2 e ensino médio de quatro cidades, englobando escolas públicas e privadas.

As equipes apresentaram projetos que abordaram temas atuais e variados, envolvendo política, saúde, cultura, educação e meio ambiente. Além dos times, as escolas compareceram com torcida organizada. Repletos de animação, os alunos deram força e apoiaram os colegas, durante suas apresentações.

Os campeões dos concursos levaram um tablet educacional, os competidores dos três primeiros colocados de cada concurso foram premiados com um curso de inglês multimídia completo e todos participantes receberam medalhas e troféus. A torcida eleita a mais animada também ganhou um tablet.

Além disso, dez trabalhos de professores – que foram inscritos online – participaram de outro concurso. Os três primeiros colocados receberam medalhas e o curso de língua inglesa.

 

Participantes

Para a educadora Liana Carla Araújo, 34 anos, que veio da Paraíba para participar do encontro, e a também educadora Priscila Mendes Carneiro, 36 anos, que veio de Araguari (MG), o tema abordado é "muito atual" e deve ser trabalhado pelos professores, pois, conforme frisam "a tecnologia potencializa e ajuda nas atividades educacionais prestadas ao estudante".

As educadoras apontam que, hoje, pelo fato das crianças terem contato com a tecnologia cada vez mais cedo, é criada uma abertura de troca entre os alunos e o professor, por meio das conversas e debates que ocorrem na sala de aula. "Utilizar a tecnologia como ferramenta de ensino", salientam.

Prestes a subir no palco para apresentar o seu projeto, a estudante de Araguari, Camila Cristina Vasconcelos dos Reis, 13 anos, não escondia a ansiedade que antecedia o ato. No entanto, ela diz que estava confiante e que o trabalho, que abordava a questão da obesidade, foi elaborado e discutido durante um bom período. Assim, a estudante frisou que ela e os demais integrantes do grupo estavam seguros no que iriam apresentar. "A ideia foi sugerida pela professora e depois fomos pesquisar. Ficou muito interessante", confirma.
Publicidade

Veja também