Ao final, uma prece

OPINIÃO - Sandro Rogério dos Santos

Data 31/12/2022
Horário 05:00

Costumamos ouvir e dizer: “cada um dá o que tem”. Verdadeiro, pois como haveríamos de dar o que não temos? E isso serve para objetos e atitudes. Amo porque fui amado. Perdoo por amor e porque fui perdoado. Semeio a paz porque fui formado na paz e transbordo-a em palavras, pensamentos e atitudes. Nós, cristãos, sofremos ‘perseguições’ variadas. Tal qual nosso Senhor, Jesus Cristo, é (e sempre será) um “sinal de contradição” (cf. Lucas 2,22-35), a vida dos cristãos também o será (ou pelo menos deveria sê-lo).De todo modo, o que cristãos e outros crentes têm a oferecer próprio de seu ao mundo é a oração. Sim. Movidos pela fé, a esperança e a caridade, a vida de oração e a prece pelos outros e o mundo incendeia o orbe terrestre. 
Evágrio Pôntico escreveu no século IV que a oração “é a maior dádiva de Deus. Não há nada mais precioso sobre a terra. O que pode haver de mais sublime do que conversar pessoalmente com Deus e viver inteiramente em sua presença?”. Um crente sem oração não o é; não se sustenta, não ilumina nem abençoa.
Neste último dia do Ano da Graça de 2022, havemos de rezar: louvar, bendizer, adorar, penitenciar, restaurar, silenciar, pedir e nos comprometer. 
Como sugestão, segue uma prece do monge-escritor Anselm Grün sobre o ano novo. “Obrigado pelo ano que passou. Deus de bondade, gostaria de agradecer-vos tudo o que me concedestes no ano que passou. Vós me acompanhastes e me impedistes de cair no erro. Concedestes fecundidade à minha vida. Agradeço-vos tudo o que brotou e cresceu em mim e tudo o que por mim aconteceu de bom às outras pessoas. / Lançando um olhar retrospectivo sobre o ano que passou, nem tudo me parece que foi tão bom. Muitas vezes fui desatento, vivi apenas por viver a mesmice do dia. Desperdicei muitas oportunidades de encontro e novo relacionamento com outras pessoas. Também melindrei pessoas, porque fiquei demasiadamente centrado em mim e não fui sensível à situação dos outros. Perdoai-me tudo o que descuidei ou que fiz de errado. / Confio em vosso perdão e quero enterrar tudo o que de negativo pesa sobre mim, para entrar no ano novo como pessoa nova. / Penso também em todas as pessoas com as quais partilhei a vida no ano que passou, com as quais me encontrei. Abençoai-as, para que sempre se sintam protegidas sob a vossa mão carinhosa. Dai-lhes o espírito de gratidão, para que depositem, agradecidas, em vossas mãos bondosas o ano que terminou e entrem cheias de confiança no ano que vai começar. Amém.”
Adeus 2022 e a Deus, 2023. Seja bom o seu dia (e o seu novo ano) e abençoada a sua vida. Pax!!!
 

Publicidade

Veja também