Após 2 anos, Batatec promete movimentar Prudente em agosto

Ao todo, 50 mil pessoas são esperadas no evento, entre os dias 11 e 14, no Matarazzo

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 31/07/2022
Horário 04:05
Foto: Cedida
Batatec será realizada nesta terceira edição no Centro Cultural Matarazzo
Batatec será realizada nesta terceira edição no Centro Cultural Matarazzo

Vem aí mais um superevento que já caiu nas graças de prudentinos e munícipes de toda a região. Ocorre nos dias 11, 12, 13 e 14 de agosto, no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente, a 3ª edição da Batatec (Feira Tecnológica da Batata-Doce). “Na primeira edição esperávamos um público de 9 mil pessoas e fomos surpreendidos com quase 15 mil. Na segunda, aguardávamos 20 mil e mais uma vez ultrapassou, com 35 mil visitantes. E agora nossa expectativa é de que recebamos em torno de 50 mil pessoas nos quatro dias”, expõe Ademir José Corte, 56 anos, presidente da Abrobarpp (Associação dos Produtores de Batata-Doce de Presidente Prudente), adiantando que, no primeiro dia, a abertura do evento está marcada para às 18h devendo seguir até às 22h. Nos demais dias, a feira será das 10h às 22h. Contudo, a jornada técnica, com as palestras, normalmente começa às 9h30, nos dias 12 e 13.
“Após dois anos sem a sua realização, é com muita alegria e esperança de bons negócios e bom público que a gente retorna presencialmente com nosso evento”, expõe o presidente da associação. Para quem não conhece, a feira conta diariamente com uma praça de alimentação, que é organizada pela FEAPP (Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente), cuja renda é integralmente revertida às entidades que a compõem, servindo pratos típicos preparados à base de batata-doce, assim como bebidas.
Além disso, a programação conta com shows, exposições diversas de empresas parceiras, feira de artesanato, apresentação de pesquisas e muito mais.
Ademir explica que a feira, como todo evento, tem o seu custo. E a organização trabalha tanto com a venda de espaços para as empresas, quanto com a divulgação de suas logomarcas durante todo o evento, para custear os gastos. “Ainda temos alguns espaços para comercializar e os telões também para promoverem suas marcas”, informa o presidente da Abrobarpp.

Cultura da batata-doce

Ademir destaca que dentre vários objetivos da Batatec, um dos maiores é divulgar a importância da cultura da batata-doce, e a qualidade da produção dessa raiz tuberosa na região de Presidente Prudente. “É importante continuarmos mostrando que nossa região é a maior produtora do Estado de São Paulo e buscar novas tecnologias para os produtores, através de pesquisas, empresas com novos implementos”, destaca ele, complementando que, segundo dados do IEA (Instituto de Economia Agrícola), em 2021, Presidente Prudente foi responsável por 52% da produção de batata-doce do Estado, com uma área de produção em 4.425 ha (hectare) e 93.534.245 kg (quilogramas).

Alimento nutritivo

O presidente ressalta que é fundamental mostrar, cada vez mais, o valor nutritivo desse alimento para incentivar a população ao consumo da batata-doce, para que se torne ainda mais forte a sua cadeia produtiva. 
“Nosso produto é consumido lá fora, exportado para a Europa, países do Mercosul [Mercado Comum do Sul], etc. Precisamos divulgar nossos produtores mais e mais e instigar as pessoas a colocarem a batata-doce em suas refeições, na mesa”, frisa.

Número de produtores

Ademir diz não saber precisar exatamente o número de produtores de batata-doce na região, mas tem um grupo no WhatsApp, por exemplo, que, segundo conta, tem 170 produtores. “Então, como acreditamos que alguns não entraram nesse grupo, imaginamos que deva ter mais ou menos uns 200 pequenos, médios e grandes produtores na região”, frisa o presidente. 

SERVIÇO 
Dia 11: das 18h às 22h
Dias 12, 13 e 14: das 10h às 22
Local: Centro Cultural Matarazzo, Presidente Prudente

PROGRAMAÇÃO

11/08 – 18h - Cerimônia de abertura 

12/08 - Jornada Técnica: Sustentabilidade e Rastreabilidade
9h30 às 11h – Rodada de Crédito Rural 
12h às 13h30 – Credenciamento 
13h30 às 14h30 – Futuro do Agronegócio-Economia 
14h30 às 15h30 – Aspectos propagativos da batata-doce e sua influência nas altas produtividades
15h30 às 17h30 – Startup Agro
15h30 às 17h30 – Sessão de negócios rurais

13/08 – Jornada Técnica: Sustentabilidade e Rastreabilidade 
8h às 9h – Credenciamento
9h às 10h – Indicação geográfica da batata-doce e sua importância para o território
10h às 11h –APL (Arranho Produtivo Local da Cultura da Batata-Doce)
11h às 12h – Melhoramento genético da cultura da batata-doce
12h às 13h30 – Intervalo para almoço
13h30 às 14h30 – Praça e doenças na cultura da batata-doce
14h30 às 15h30 – Instrução normativa conjunta
15h30 às 16h30 - As barreiras da legislação ambiental frente ao desenvolvimento do agronegócio
16h30 às 17h30 - Viabilidade de implantação de agroindústrias de batata-doce

Foto: Cedida

Praça de alimentação será organizada para bem atender o público pela FEAPP

CONFIRA TAMBÉM:

Batatec lançou edição em evento no Sicredi

Batatec movimenta R$ 4,5 milhões em negócios

Batatec está suspenso devido à pandemia

Publicidade

Veja também