Artistas do Projeto COR expõem “Mundo Especial” no Matarazzo

Julia Rodrigues, que tem déficit cognitivo global e Miguel Rister, autista, terão suas obras na Área de Convivência até o dia 31, para que o público prestigie

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 05/05/2023
Horário 08:45
Foto: Cedida
Julia, experiente, já está em sua quinta exposição
Julia, experiente, já está em sua quinta exposição

Descobrindo talentos especiais em especiais! Projeto 100% inclusão! Após a pandemia. O medo dos pais de enviarem seus filhos ao projeto... Os dois únicos alunos artistas do Projeto COR, Julia Rodrigues Sakamoto, 24 anos, que tem déficit cognitivo global e Miguel Rister Devito Santos, 15 anos, autista, participam, a partir de hoje até o dia 31, na Área de Convivência do Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente, da exposição denominada “Mundo Especial”, com obras diversificadas . Após o coquetel aos convidados e familiares, a mostra estará aberta a visitação a partir das 19h30 ao público em geral, até às 21h.
“O Miguel estuda comigo há dois anos e está super empolgado! É a primeira exposição dele. Fala muito das pessoas reconhecerem seu trabalho. A Júlia há seis anos no projeto já está em sua quinta mostra!”, se orgulha o professor Jorge José da Silva, 50 anos, especialista em Educação Especial, idealizador do Projeto COR, iniciado em 1º de outubro de 2015 com a proposta de atender as limitações que cada aluno chegava até ele.
Ele salienta a importância das pessoas prestigiarem essa exposição. De estarem principalmente hoje na abertura quando os artistas estarão presentes vivenciando o momento junto ao público para mostrarem seus trabalhos expostos por eles mesmos.

“ELES QUEREM EXPRESSAR A TODOS SEUS GOSTOS, SUAS IDEIAS E SUAS INSPIRAÇÕES ATRAVÉS DA ARTE. PODER MOSTRAR A TODOS QUE OS TRABALHOS FEITOS POR PESSOAS ESPECIAIS PODEM ESTAR INCLUÍDOS NA SOCIEDADE E O RECONHECIMENTO É ESPECIAL E IMPORTANTE PARA ELES. POR ISSO ESPERAM ESSE CARINHO E MOSTRAR QUE PODEM FAZER A DIFERENÇA COM SUAS DIFERENÇAS”
Jorge José da Silva

“Eles querem expressar a todos seus gostos, suas ideias e suas inspirações através da arte. Poder mostrar a todos que os trabalhos feitos por pessoas especiais podem estar incluídos na sociedade e o reconhecimento é especial e importante para eles. Por isso esperam esse carinho e mostrar que podem fazer a diferença com suas diferenças”, ressalta o professor.

O talento que cada um traz em si

Professor Jorge diz que o projeto atende a todos os deficientes (síndrome de Down, espectro autismo, deficiência intelectual e física e a todos que queiram expressar sua arte e seus dons na pintura em telas). Em 2018, foi premiado como o 2° Melhor Projeto de Inclusão Social pela Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) recebendo selo da ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
Desde seu início, os alunos artistas do projeto COR já expuseram suas obras em vários lugares, como no Poupatempo, Galeria Takeo Sawada no Tênis Clube, Centro Cultural Matarazzo, Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e Prudenshopping
Antes da pandemia, dentro do Projeto COR, o professor Jorge desenvolvia o projeto de DJ e o de gastronomia, mas depois teve que parar. Por enquanto por causa da pandemia, ele está só com a Julia e o Miguel. 
“Como eu disse em 2018, em uma entrevista ao O Imparcial: meu sonho é ampliar cada vez mais o projeto. Por meio da arte de pintar eles descobrem o talento que cada um traz em si. É um trabalho minucioso que requer dedicação e respeito com cada um deles”, pontua o professor Jorge.

SERVIÇO
Não conhece o projeto COR e quer saber mais? Entre em contato com o professor Jorge pelos números: (18) 99669-0164 e (18) 98151-6724

Fotos: Cedidas

Miguel está ansioso para mostrar suas obras pela primeira vez


Professor Jorge idealizou o projeto para receber os alunos especiais que chegassem até ele


 

Publicidade

Veja também