Associação dos Cegos pede sua ajuda! 

Doe o quanto puder! Por PIX, transferência ou depósito bancário doe o que puder

PRUDENTE - OSLAINE SILVA

Data 05/10/2021
Horário 06:39
Foto: Cedida
Um amontoado de folhas de zinco foi o que restou do teto da associação
Um amontoado de folhas de zinco foi o que restou do teto da associação

Uma verdadeira e dolorosa destruição. A tempestade registrada na sexta-feira em Presidente Prudente destruiu muita coisa e uma delas foi toda a cobertura do prédio da Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos, o que resultou na perda de equipamentos de trabalho das equipes como na sala de fisioterapia, por exemplo, toda a mobília, mesas, cadeiras, na sala de informática, os computadores. E conforme a diretoria da entidade, ainda não é possível estimar os danos reais da parte interna. Em decorrência disso, a instituição fez uma publicação nas redes sociais em que pede doações para a comunidade, a fim de recuperar o que foi perdido para poderem voltar aos atendimentos dos 101 deficientes visuais.
De acordo com uma das diretoras da associação, Denise Gregory Trentin, desde o momento em que foi postado nas redes sociais, as doações pelo PIX começaram. Segundo ela, o foco principal da campanha é levantar verba para o telhado, que é o mais importante em primeiro momento. O que ficará, segundo estimativas, em torno de R$ 300 mil.
“Uma coisa que me deixou muito feliz foi receber a doação de uma pessoa no valor de R$ 2. Isso mostrou que essa pessoa o fez de coração. Se sensibilizou. Imagina, de dois em dois a gente conseguiria levantar toda a quantia”, diz feliz a diretora, mesmo em meio ao caos da destruição de seu trabalho.
Ela conta que há quatro meses haviam conseguido, por meio de um projeto de energia solar do Ministério Público, placas solares. “Estávamos tão felizes com essa conquista”, lamenta a diretora ao mesmo tempo em que narra que no momento da tempestade uma equipe estava no local e sem saber o que fazer as pessoas precisaram se abrigar debaixo de uma mesa e se puseram a rezar.

Retorno

Por conta da Covid-19, Denise comenta que a associação não estava com atendimentos presenciais. Todos os profissionais estavam realizando os trabalhos online com os atendidos. Mas, de forma gradual, 40% a 50% retornariam no próximo dia 18. As equipes já estavam preparadas, já haviam ganhado outro projeto de EPIs (equipamentos de proteção individual).
“Eles estavam todos felizes em voltar. Porque imagina assim como a maioria das pessoas a ansiedade toma conta, a depressão. Enfim. Mas agora não tem nem como pensar em quando voltar. Tivemos uma reunião pela manhã com o prefeito Ed Thomas [PSB], com o vice-prefeito Izaque Silva [Patriota], fomos muito bem recebidos. Eu acredito que vamos conseguir nos reerguer se Deus quiser. E eu acredito!”, exclama cheia de esperança a diretora Denise.

Aqui é o lugar deles!

Segundo Denise, a entidade pode atender deficientes visuais de Prudente e região, 52 municípios, mas convênio fechado mesmo estava com 12 cidades até o momento. “Embora estivéssemos com um espaço limitado, eu os preferia aqui na horta ou lá fora, se não tem profissional a gente arruma voluntário. Deficiente visual nenhum merece ficar em casa. Eles precisam estar em convívio e aqui é o lugar deles”, enfatiza a diretora da entidade. Então, a gente dá um jeito. No momento estamos com 101 e está tudo caminhando bem. Opa, estávamos, né [risos]. Eu sou otimista demais [risos]. Estava e vai ficar”, destaca.

Os olhos do outro

A Associação dos Cegos atua há mais de 80 anos oferecendo atendimento especializado às pessoas que possuem deficiência visual (cegos e baixa visão). Como já mencionado, atualmente a entidade atende 101 pessoas da cidade e região oferecendo atividades que lhes dão condições para serem independentes e ter pleno desenvolvimento como: acolhida, braille, soroban, informática, orientação e mobilidade (uso da bengala), artesanato, atividades físicas, grupos de música e dança, entre outras, além de refeições durante a permanência nos atendimentos, e entrega de cestas básicas.
A entidade tem equipe multidisciplinar, faz atendimentos domiciliares e grupos psicossociais para trabalho com as famílias.

FAÇA SUA DOAÇÃO 
PIX 44862407/0001-01
Banco do Brasil – 01
Agência: 6609-5
Conta Corrente: 1174-6

SERVIÇO
A Associação dos Cegos fica na Rua Thomas Matheus, 500, Jardim Itapura I. Mais informações no 3223-2511.

Foto: Cedida

temporal causa estragos na associação dos cegos de presidente prudente

Algumas placas solares que a entidade estava feliz por ter conquistado 

MAIS INFORMAÇÕES

Prefeitura de Prudente decreta situação de emergência em decorrência do vendaval 

Após temporal, Prefeitura de Osvaldo Cruz decreta situação de emergência

Vendaval causa estragos em cidades da região; veja fotos

Publicidade

Veja também