Até quando?

EDITORIAL -

Data 22/04/2022
Horário 04:15

Mais um caso de maus tratos com animais. Infelizmente esse diário tem sido ponte de informação frequente deste tipo de delito. Um ato inexplicável. Impossível escrever em palavras o motivo que leva alguém a maltratar um animal, de estimação ainda, incapaz de fazer mal a alguém. Um cachorro, considerado o melhor amigo do homem, não merece ser tratado desta forma. 
Conforme publicação neste jornal, um homem de 28 anos foi autuado em R$ 3 mil por maus tratos a um cachorro no Conjunto Habitacional Ana Jacinta, em Presidente Prudente. Após denúncia, no local, os policiais fizeram contato com o morador, que autorizou a entrada dos agentes e acompanhou a vistoria. No quintal da residência, os agentes policiais constataram a condição do animal: o cachorro sem raça definida, magro, estava amarrado a uma corda curta, infestado de carrapatos, sem água e comida disponíveis. Segundo a Polícia Ambiental, o local onde o cão ficava estava cheio de fezes e urina.
Para a polícia, as condições vistas durante a fiscalização sinalizam que o local não passava por limpeza há um bom tempo. Diante dessas constatações, o envolvido recebeu um auto de infração ambiental por praticar ato de maus tratos, infringindo o artigo 29 da Resolução SIMA nº 005/2021. O cachorro foi apreendido e destinado a um abrigo de Martinópolis.
Um cenário triste mesmo. Mas, este caso em específico mostra a importância da denúncia. De toda a população prestar atenção ao seu redor e, se perceber algum animal em uma suposta ação de maus tratos, deve fazer a denúncia para as autoridades policiais. É um crime inadmissível. Porque o animal chega naquela casa para morar porque alguém o pegou. Ninguém é obrigado a ficar com ele. Porém, a partir do momento que se torna um tutor, deve proporcionar o mínimo de condição para ele viver bem.   
 

Publicidade

Veja também