Aterro sanitário regional deve ser finalizado no 2º semestre de 2020

Em reunião do Cisorp, ontem, foram tratadas demandas e deliberações administrativas; Cetesb apresentou sistema para RCD

REGIÃO - THIAGO MORELLO

Data 19/02/2019
Horário 07:10
José Reis - Participaram da reunião chefes do Executivo e autoridades responsáveis
José Reis - Participaram da reunião chefes do Executivo e autoridades responsáveis

Desde que a ideia de se fazer um aterro sanitário regional saiu do papel e ganhou vida, foi instituído o Cisorp (Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Oeste Paulista), que pouco a pouco vem se concretizando. Em reunião ordinária realizada ontem, a fim de avançar no projeto, o prefeito de Presidente Prudente e presidente do consórcio, Nelson Roberto Bugalho (PTB), estipulou que até o segundo semestre do ano que vem ocorra a finalização e instalação do vazadouro.

O encontro foi realizado a fim de tratar demandas e deliberações administrativas, ainda de acordo com Bugalho, que também mencionou o início do Plano Regional de Resíduos Sólidos, que deve sair do papel “logo”. No momento, ele garante que a etapa é de regularização de tal plano, em conformidade com os órgãos fiscalizadores, como a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

Com participação de chefes do Executivo de cidades inclusas no Cisorp e autoridades ligadas ao tema, resíduos sólidos, inicialmente a cerimônia foi apresentada pelo secretário-executivo da entidade, Mateus Martins Godoi, que também é diretor da Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento). Ele apresentou alguns dados, como o acordo de cooperação formado com o Instituto de Cidades Inteligentes, que, segundo ele, “vai ajudar no trâmite processual, com questões técnicas, jurídicas e pontos como a taxa de coleta de lixo, que não existe em algumas cidades”.

E por falar em municípios, até então, nove estavam integrados ao Cisorp: Álvares Machado, Caiabu, Marília, Martinópolis, Paraguaçu Paulista, Presidente Bernardes, Presidente Prudente, Rancharia e Santo Expedito. No entanto, ao longo da cerimônia também foi anunciada a inclusão de duas outras cidades: Regente Feijó e Santo Anastácio.

RCD

Presente na reunião, a Cetesb apresentou à entidade o Sigor (Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos), que se trata de uma ferramenta que auxilia no monitoramento da gestão dos restos de RCD (resíduos de construção e demolição), desde sua geração até sua destinação final, incluindo o transporte e destinações intermediárias, e permite o gerenciamento das informações referentes aos fluxos de resíduos sólidos no Estado de São Paulo.

O modelo, cuja correta utilização assegura que os resíduos gerados sejam transportados por empresas cadastradas/legalizadas e destinados a locais devidamente licenciados/legalizados, permitindo, assim, que os dejetos tenham destinos ambientalmente adequados, foi apresentado como uma ideia a ser adotada, pelo coordenador do sistema, João Luiz Potenza.

Investimentos

Para que a instalação do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Oeste Paulista fosse iniciada, como acompanhado por este periódico, foram necessários R$ 3.520.000,00. Tal valor foi dividido entre as cidades que já constituíam a associação. Prudente e Marília dispõem de um repasse maior, visto que são os municípios que mais produzem lixo.

Durante a cerimônia, também foi mencionada a questão do pagamento das parcelas em relação à quantia inicial, por parte das prefeituras, que em alguns casos apresentava atrasos. O secretário-executivo do Cisorp mencionou a questão de serem pontuadas as quitações, para agilizar o processo.

Publicidade

Veja também