Foi com duas medalhas de prata na bagagem que, aos 16 anos, Rogério Xavier Júnior, voltou para casa após disputar suas primeiras competições internacionais, representando a seleção brasileira, Medellín, na Colômbia. Na sexta-feira, o atleta que atua pelo Sesi (Serviço Social da Indústria) de Presidente Prudente, encerrou sua participação no 1º Colômbia Parabadminton Internacional, com a conquista da medalha de prata e, no dia 4 de dezembro, também foi o segundo colocado no Pan-Americano de Parabadminton.
Rogério (esquerda) levou o Brasil ao segundo lugar mais alto do pódio, na Colômbia
"Por ser a primeira participação dele, o lado psicológico influenciou muito, mas foi um resultado maravilhoso", relata sua treinadora, Mayara Bacarin, que acompanha o atleta desde os primeiros passos na modalidade, ainda no PAF (Programa Atleta do Futuro) do Sesi. "O foco principal era ganhar experiência e conseguir entrar no ranking internacional, por isso, para a gente foi muito bom, mas foi um resultado inesperado", destaca.
Rogério integra a categoria SL4 (pessoas deficientes que andam, mas têm diferença nas pernas) e, na final, enfrentou o atual campeão da categoria, Raul Araújo, da Guatemala, que também foi o atleta que o venceu na final do Pan-Americano. "Não tínhamos ideia de como seria o nível, foi uma boa surpresa quando vimos que os mesmos atletas disputaram as duas competições e, a cada disputa com o Raul, o Rogério mostrou um desempenho melhor", explica Mayara.
A previsão é que Rogério esteja de volta a Prudente na manhã de hoje, onde será recepcionado por sua equipe e outros parceiros, no aeroporto da cidade. "Ele sabe o quer, sabe onde quer chegar e agora ele sabe que é possível alcançar esses objetivos", completa, entusiasmada com o futuro do jovem atleta.
Primeiro do ranking
Ainda segundo sua treinadora, o principal objetivo de Rogério em 2016 é manter a liderança no ranking nacional. "Serão quatro competições da Confederação Brasileira e esse ano ele foi convocado pela seleção pois garantiu a primeira posição no ranking e manter essa posição é o principal objetivo para 2017, garantindo novas convocações para a seleção", relata Mayara.