Badminton da Semepp encerra ano com 100% de aproveitamento

  Nos dias 11 e 12 deste mês, equipe participou da 5ª Etapa Estadual de Badminton e Parabadminton, em Mococa, trazendo mais medalhas para casa

Esportes - Cristiano Machado

Data 18/11/2023
Horário 13:06
Foto: Cedida
João Pedro Faustino dos Santos faturou um ouro e Enzo Anzai uma prata
João Pedro Faustino dos Santos faturou um ouro e Enzo Anzai uma prata

Os atletas de badminton da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente), João Pedro Faustino dos Santos e Enzo Anzai, participaram da 5ª Etapa Estadual de Badminton e Parabadminton e terminaram as disputas com 100% de aproveitamento técnico. O evento esportivo foi realizado pela Febasp (Federação de Badminton e Parabadminton de São Paulo), Prefeitura de Mococa e apoio da Associação Esportiva Mocoquense. Ao todo, foram dois dias de disputas, 11 e 12, na cidade de Mococa (SP), onde estiveram presentes equipes de todo o Estado.  

Este foi o último torneio estadual do ano e com a maior temperatura ambiental registrada em competições estaduais. O ginásio onde se pratica o badminton é fechado para conter os ventos e isso provoca um ambiente verdadeiramente quente. Como os atletas já estão acostumados, hidratando-se constantemente, não houve nenhuma intercorrência médica nesse aspecto.  

Os atletas prudentinos foram bem no torneio. João Pedro Faustino dos Santos até esse torneio estadual não havia conquistado nenhuma medalha estadual, mas desta vez emplacou logo de início um ouro na categoria DXSub15. Enzo Anzai, que teve uma lesão no ombro, ainda conseguiu uma medalha de prata na categoria DMA.

O técnico Alisson dos Santos Freitas fala que sua equipe da Semepp jogou bem, parabenizando os seus atletas por suas conquistas pessoais. Diz que esse foi o último torneio do ano que sua equipe participa, fechando com chave de ouro com os resultados obtidos na competição.

Já o coordenador de badminton da Semepp, Edmilson Anzai, afirma que os resultados desse torneio estadual demonstram que “estamos no caminho correto em valorizar os atletas da base através das verbas impositivas dos vereadores Demerson Dias, Douglas kato e Willian Leite”. Confidencia que a gestão da modalidade neste ano foi dificultada pelos entraves burocráticos de liberação de verbas para gerir o esporte em si. “Muitos atrasos e ausência de decisões no tempo certo acarretam dificuldades no planejamento de transporte e hospedagem.  O que faz muitos torneios relevantes serem descartados por não haver previsão antecipada desses dois indicadores básicos para cravar uma participação”, ressalta.

Segundo o coordenador, os atletas treinam visando os torneios. “Cada torneio exige um tipo de treinamento específico. Exemplo, um torneio de individual é diferente de duplas, e assim por diante”.  Para o ano que vem, Anzai luta para que a modalidade possa contar com um técnico em tempo integral para fortalecer a equipe de base através de desenvolvimento em conjunto com uma escola municipal. Trata-se de projeto piloto que pretende desenvolver como ocorre na cidade de Campo Grande (MS). 



 

Publicidade

Veja também