Banco de Leite Humano de Prudente convoca doadoras

No momento, são 40 voluntárias, quando o necessário seria de 80 a 100, a fim de manter estoque adequado para atender bebês de alto risco

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 19/05/2023
Horário 04:00
Foto: Rodolfo Viana/Secom
Prefeitura promove, neste mês, ação para incentivar novas voluntárias
Prefeitura promove, neste mês, ação para incentivar novas voluntárias

Em Presidente Prudente, o BLH (Banco de Leite Humano) possui, no momento, 40 doadoras cadastradas, quando o ideal seria ter de 80 a 100 voluntárias, aponta a coordenadora da unidade, Adriana Monteiro. Segundo ela, houve uma queda de 40% no volume de doações no mês de abril. Hoje, o estoque é de 53 litros. Se o local contasse com o número esperado de doadoras, seria possível manter um estoque de entrada de 150 litros por mês.
A preocupação maior é em relação à aproximação do inverno, quando o banco necessitará de mais doações para que não haja falta aos bebês de alto risco (prematuros).
Hoje, 19 de maio, é lembrado o Dia Mundial da Doação de Leite Humano. Diante disso, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) preparou ações de conscientização sobre o tema. O "Dia D" foi realizado na quarta, dia 17, quando ocorreu, entre outras atividades, um café da manhã para homenagear as doadoras que ajudam a salvar centenas de prematuros. "A intenção foi demonstrar gratidão às doadoras e também incentivar novas voluntárias", expõe Adriana.
O café da manhã foi servido às 9h, no Ambulatório Municipal de Especialidades, com entrega de certificados, sorteio de brindes, palestra com nutricionista e a presença de toda a equipe multiprofissional. 
Além disso, para a conscientização sobre o tema, foram distribuídos cartazes e banners para a rede hospitalar e às unidades da atenção básica, junto com panfletos incentivando a amamentação e doação.

Recuperação de prematuros

De acordo com o Ministério da Saúde, a doação de leite materno é fundamental para ampliar as chances de recuperação de bebês prematuros e/ou de baixo peso que estão internados em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) neonatais, além de proporcionar um desenvolvimento mais saudável por toda a vida.
"Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Basta ser saudável e não tomar medicamentos que interfiram na amamentação. Qualquer quantidade de leite humano doado pode ajudar os bebês internados, que, a depender de seu peso e condições clínicas, podem precisar de apenas 1 ml a cada refeição", destaca.
A pasta federal explica que o leite materno doado passa por um processo rigoroso que envolve análise, pasteurização e controle de qualidade antes de ser distribuído. Para doação a um banco de leite humano, o leite materno deve ser armazenado em frascos de vidro de boca larga e tampa de plástico previamente higienizados com água e sabão e depois fervidos por 15 minutos, contando o tempo a partir do início da fervura.
"É importante realizar a higienização da mama com água e lavar as mãos com água e sabão, além de utilizar máscara sobre o nariz e a boca para evitar que gotículas de saliva caiam no leite doado", esclarece. "O leite colhido é analisado, passa por processo de pasteurização e é submetido a controle de qualidade antes de ser fornecido aos bebês internados nas unidades neonatais", completa.

SERVIÇO
O Banco de Leite Humano está instalado no Ambulatório Médico de Especialidades, localizado na Avenida Comendador Hiroshi Yoshio, no Jardim Esplanada, em frente ao HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo. O atendimento é das 8h às 16h.

Publicidade

Veja também