As baixas temperaturas, como é sabido por todos, acabam por afastar os doadores de sangue. Neste cenário, os bancos de sangue de Presidente Prudente convocam os voluntários para reforçar os estoques, que estão em situação crítica – mesmo após a campanha “Junho Vermelho”, mês voltado para conscientizar e incentivar a população sobre a importância de doar sangue, como um gesto de solidariedade que pode manter os bancos de sangue com bons estoques e claro, salvar vidas. Embora o mês alusivo tenha findado, a demanda continua alta, desta forma, as doações de sangue devem se manter contínuas.
No Núcleo de Hemoterapia do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, o estoque está crítico para o tipo sanguíneo O- (negativo). Está em alerta para os tipos B- (negativo) e O+ (positivo). “Apesar de junho ser o mês dedicado às doações de sangue, chamado Junho Vermelho, o Núcleo de Hemoterapia do HR observou uma queda de quase 13% nas doações, em comparação com o mês de maio deste ano. Todos os tipos sanguíneos são importantes e bem-vindos”, afirmou Claudia Cavali Santello, que é coordenadora do Núcleo de Hemoterapia do HR de Prudente.
A coordenadora ressalta que as baixas temperaturas contribuem para a diminuição no número de doações. Mas, para reverter a situação, o Núcleo está realizando algumas ações como o “Corredor da Gratidão”, um espaço decorado com frases motivacionais para receber os doadores. “Também realizamos no dia do doador de sangue - 14 de junho - uma ação em que os doadores que compareceram foram presenteados com ecobags sustentáveis, confeccionadas pelas colaboradoras do serviço de costura do HR”.
Além disso, são realizadas outras parcerias com empresas, veículos de comunicação, entidades religiosas, publicações em redes sociais e captações diárias junto aos pacientes que receberam transfusão ou possuem reserva transfusional.
No Hemocentro de Prudente (anexo à Santa Casa), o cenário é parecido. Segundo o agente de captação, Lincoln Lima, os estoques estão baixos. “Nossa demanda para atender a Santa Casa de Prudente e mais 45 municípios da região é em torno de 1,5 mil bolsas de sangue por mês, uma média de 50 bolsas de sangue por dia. Nos últimos dias, com a chegada do frio, tivemos uma queda em torno de 40% no número de doações”.
Lincoln ressalta que a equipe do Hemocentro vem buscando várias estratégias para aumentar o número de doadores. “Podemos citar, por exemplo, o aumento no número de campanhas realizadas em parceria com empresas, igrejas e municípios da região, além de realizarmos um trabalho de conscientização através dos veículos de comunicação para incentivar a doação de sangue. A gente sempre reforça o convite para quem ainda não compareceu para realizar sua doação de sangue, para que venha, pois a doação não oferece apenas vida, mas também esperança”.
SERVIÇO
Horários de atendimento
Núcleo de Hemoterapia do Hospital Regional
De segunda a sexta-feira - das 7h às 17h
Aos sábados - das 7h às 11h
Hemocentro de Prudente (anexo à Santa Casa)
Segunda, terça, quinta e sexta - das 7h às 16h
Quarta - das 8h às 17h
Sábado - das 7h às 11h
Foto: Cedida
Hemocentro de Prudente - queda de 40% no número de doações devido às baixas temperaturas