Bastidores da imprensa local são destaques na mesa-redonda da Unesp 

Evento integra a 3ª Semana Literária e terá participação de 4 jornalistas de diferentes áreas para contar sobre os bastidores de grandes coberturas 

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 27/10/2023
Horário 06:40
Foto: Cedida
Altino Correia completa em 2023, 70 anos de jornalismo, e é um dos participantes do evento
Altino Correia completa em 2023, 70 anos de jornalismo, e é um dos participantes do evento

De que vivem os jornalistas? De histórias. “Bastidores de grandes coberturas jornalísticas da imprensa prudentina” é o tema que vai nortear a mesa-redonda desta sexta-feira, às 16h, no Anfiteatro I da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista). O evento vai encerrar a programação da 3ª Semana Literária da universidade. 
A mesa-redonda terá a participação de quatro jornalistas de diferentes áreas: Altino Correia, Luis Augusto Pires Batista, Bete Gásperi e Homéro Ferreira. Eles vão contar sobre as experiências e histórias vividas nos bastidores de grandes coberturas da imprensa local, participando também do diálogo com o público presente e falando algumas curiosidades sobre o mundo do jornalismo. 

A mediação será dos também jornalistas, professores e doutores Thaisa Sallum Bacco e Roberto Mancuzo, que hoje também são responsáveis pela Comunicação Corporativa da FCT Unesp.

A Semana Literária da FCT Unesp começou na última segunda-feira e trouxe ao público uma série de atividades que visaram à diversidade de formas literárias e expressões artísticas, além de muita interatividade e sorteio de livros. Aliás, durante estes dias, a Livraria Móvel da Unesp esteve presente, montada sobre um caminhão-baú com venda de livros com descontos para toda comunidade.

Segundo a diretora da Biblioteca da FCT, Micheli Oshima, a terceira edição da Semana Literária reafirma o compromisso com o incentivo à leitura e à apreciação das diversas formas de expressão. “Temos certeza de que a semana foi um marco significativo em nossa jornada de valorização das artes e do conhecimento”.

Uma dessas áreas de conhecimento é a da comunicação e dentro dela, o jornalismo profissional será destaque neste último dia da Semana Literária. “Nossa região é muito rica de profissionais da comunicação, tanto publicidade e propaganda e marketing, como jornalismo. Temos nomes que fizeram e ainda fazem história seja aqui mesmo ou por todo Brasil”, explica a professora Thaisa Bacco.

Segundo Roberto Mancuzo, o evento desta sexta-feira é uma oportunidade para alunos e ex-alunos, jornalistas e qualquer pessoa que goste de comunicação. “Comunicação é a conexão entre todos nós e o Jornalismo assume a responsabilidade do viés informativo em nossas vidas. Não saímos de casa sem informação e dependemos do trabalho dos jornalistas para também nos situar no mundo em que vivemos”, explica.

Um outro componente da mesa redonda de hoje é o da memória. “Parte significativa dos acontecimentos da história recente da nossa cidade e da região foi coberta pelos nomes que estão nesta mesa redonda ou por companheiros que trabalharam com eles. Saber como tudo isso aconteceu nos bastidores é incrível”, diz Mancuzo.  

CURRÍCULOS
Os quatro nomes escolhidos para mesa-redonda de Jornalismo nesta sexta possuem currículos extensos e com muitas contribuições sociais. 

Altino Correia
O jornalista Altino Correia completa em 2023, 70 anos de jornalismo. Ele nasceu na Bahia e chegou à região em 1938. Começou no jornalismo na Rádio Presidente Venceslau/ZYH-7, como operador de mesa, em 1953. Ao longo de sua carreira, passou também pela Rádio Presidente Prudente e Rádio Globo-Excelsior (CBN). Trabalhou para veículos de circulação nacional, como Folha da Tarde, Folha de S. Paulo, Jornal do Brasil, Notícias Populares, O Estado de S. Paulo, O Globo e Última Hora. 

Na região de Prudente trabalhou no jornal O Imparcial. Em TV, atuou na Globo-Bauru, TV Band e Rede Vida de Televisão. Foi assessor de imprensa na Caiuá, Sabesp e na FCT Unesp. 

Já aposentado, ele decidiu que o mundo digital era também para ele e criou o próprio blog, chamado “Memórias de um Repórter”. Foi diretor de base do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (Regional Oeste Paulista - Presidente Prudente). “As dificuldades para se exercer a profissão ficaram para trás, mas o desafio em trazer episódios de cunho social e econômico permaneceu. Como um contador de histórias, eu nunca deixei que essa natureza morresse dentro de mim”. 


Luis Augusto Pires Batista
Luis Augusto Pires Batista se formou em 1983 em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. “Minha carreira começou na área esportiva nos jornais A Gazeta Esportiva e Correio da Sorocabana, assessoria de imprensa na então Autarquia Municipal de Esportes de Presidente Prudente e depois no jornal O Imparcial. Só então decidi seguir para a TV, ainda em 1987, na sucursal da Rede Globo Oeste Paulista, sediada em Bauru. Ali comecei na produção até chegar à chefia de redação e participei da implantação do primeiro sistema de TV digital do Brasil, em 1997”.

Luis Augusto trabalhou também no jornalismo televisivo nordestino, de 1999 a 2005, e depois foi para a Rede Amazônica de Televisão, onde chegou a ocupar a direção de Jornalismo. “Tive a oportunidade de coordenar projetos de cobertura televisivos importantes como o Carnaval de Salvador, a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíadas de 2016, nas fases disputadas em Manaus”.

Mais tarde teve vontade de voltar ao mundo acadêmico e cursou Mestrado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Amazonas, publicando em 2012, o resultado de sua pesquisa no livro "Telejornalismo na Amazônia - a internet como instrumento de integração regional", da Editora Valer. Desde 2019 está de volta à TV Fronteira, onde hoje é diretor de Jornalismo. 

Homéro Ferreira
Jornalista graduado em Comunicação Social pela Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) - 1999 e professor universitário, o Mestre Homéro Ferreira também integra a equipe de convidados. Ele acumula mais de 45 anos de experiência em jornalismo, com serviços prestados a emissoras de rádio e televisão, jornais, revistas, portais e assessoria de comunicação. “Entre outras funções, além do jornalismo de cobertura geral, tenho a experiência em narração esportiva em rádios e na TV Bandeirantes. Ocupei cargos de gestão em jornalismo no jornal O Imparcial, rádios Globo e CBN, TV Bandeirantes Canal 10 e jornal Oeste Notícias, todos em Prudente”. 

Ele é o autor do livro “Rádio e Jornalismo”, publicado em 2014 pela Editora CRV, de Curitiba (PR), cidade onde se pós-graduou também em Agronegócio para Profissionais de Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR -2004). 

Atualmente, Homéro é professor na Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste, onde está desde 2001 e exerce ainda a função de assessor de imprensa da Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da Unoeste. Mais recentemente, ele se tornou comentarista esportivo da 101 FM e produtor do podcast “Um Contador de Histórias”, com três episódios veiculados nas manhãs de Domingo na Rádio Comercial, durante a retransmissão do programa do Milton Meves. 

Bete Gásperi
Bete Gasperi é jornalista, comunicadora e produtora de conteúdo para mídias sociais. Atuou nas áreas de produção de reportagem, marketing, comunicação interna, responsabilidade social, relações públicas, organização de eventos e projetos com as comunidades. É formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e pós-graduada em Comunicação e Cultura. 

“Desde março de 2021 atuo como produtora de reportagem da TV Fronteira, empresa onde já estive empregada na década de 1990. Trabalhei também como assessora de imprensa na Prefeitura de Prudente e fiz vários trabalhos como freelancer para Revista Veja Interior SP e jornal Folha de São Paulo”, explica. 

MEDIADORES
 A mediação da mesa-redonda será feita pelos professores e jornalistas doutores Thaisa Sallum Bacco e Roberto Mancuzo Junior, que atuam na área do jornalismo há mais de 25 anos, e juntos são autores do livro “Cinco Pedras de Davi: histórias reais de fé e amor pela missão católica”, publicado pela Editora Ave-Maria. 

Thaisa é doutora em Educação pela Unesp de Prudente e Mestre em Comunicação pela UEL (Universidade Estadual de Londrina). Especialista em Educação pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Presidente Prudente. Possui graduação em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Estadual de Londrina e em Pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista. 

“Atuo como professora no ensino superior de Jornalismo desde o ano 2000. Atualmente estou na Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste, e leciono as disciplinas voltadas à produção audiovisual, metodologia e pesquisa em Jornalismo e coordena o Laboratório e Estúdio de Televisão. Sou diretora geral da TV Escola Unoeste, emissora universitária virtual hospedada no YouTube”, diz. 

Thaisa, porém, acumula outras experiências importantes. Ela foi professora colaboradora do curso de Jornalismo da UEL, atuando na área de Telejornalismo. Trabalhou em jornal impresso (Oeste Notícias e Diário da Região), revista (Opção), assessoria de imprensa e televisão (TV Fronteira e TV Globo São Paulo), atuando desde a produção de reportagens até a edição de fechamento de telejornais locais. 

“Hoje estou voltada também à divulgação científica e à pesquisa acadêmica na área de Comunicação e Educação, com ênfase nos recursos audiovisuais e formação de professores, tema aliás do meu livro “Formação de professores para o uso da mídia na escola”, que publiquei pela Editora Appris”.

Já o jornalista, fotógrafo e professor Roberto Mancuzo é doutor pela Unesp de Prudente. Tem mestrado em Comunicação pela UEL e especialização em Comunicação Empresarial pela PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná). Desenvolve estudos práticos e teóricos nas áreas de Fotografia Documental, Comunicação Organizacional, com ênfase no Jornalismo Organizacional e Mídias Digitais, desinformação e fake news e é autor do livro “Deus Não Evita, Ele Muda o Final” da editora Canção Nova. 

Formado em Jornalismo pela Unesp de Bauru, atuou no jornalismo diário por 11 anos, em jornal impresso (Oeste Notícias e Jornal da Cidade de Bauru) e televisão (TV Fronteira e TV Globo São Paulo) e atualmente atua profissionalmente na área acadêmica e na comunicação corporativa. “Sou professor adjunto efetivo do curso de Jornalismo da UEL e professor dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Marketing e Administração da Unoeste”, explica. 

Desde 2016 atua também como produtor de conteúdo em textos e fotografias e estratégias para mídias digitais e redes sociais, área que se tornou também fonte de pesquisa e atuação acadêmica. “Em 2022 assumi também a direção de Comunicação Corporativa da FCT Unesp de Prudente e coordeno uma equipe dedicada à transmissão de informação e ao relacionamento entre a universidade e seus públicos de interesse”.

Publicidade

Veja também