Beisebol da Acae disputa Brasileiro no Fim de Semana

VAI BRIGAR Apesar das dificuldades, Paulo Yamane está confiante e acredita em bom resultado na competição de hoje e amanhã, em Londrina

Esportes - JEFFERSON MARTINS

Data 03/12/2016
Horário 09:06


O time de beisebol masculino da Acae/Hinomoto/Semepp encara entre hoje e amanhã, o Campeonato Brasileiro Interclubes da modalidade, no campo da Acel (Associação Cultural e Esportiva de Londrina), em Londrina (PR) – categoria pré-infantil. Apesar de não poder contar com três dos principais jogadores na competição, o técnico Paulo Yamane espera obter um bom resultado. Na disputa, estarão outros 16 clubes, que serão divididos em quatro grupos.

Jornal O Imparcial "Maior parte deste elenco é formado de novatos", diz Paulo

De acordo com Paulo, o nível será bastante forte. "São grandes adversários pela frente, mas dá para fazer uma boa campanha. O garoto que está na seleção, o Emanuel Madeira, está atuando muito bem. É claro que serão jogos difíceis, principalmente pelo fato de não ter três jogadores importantes, que eram considerados titulares. Com isso, caiu um pouco o rendimento", afirma. O treinador revela que para essa temporada, parte do grupo foi reformulada.

"A maioria deste elenco é de novatos. Poucos estão desde a base, o que chamamos de t-bol . Mas graças a Deus e ao esforço destes meninos, estamos desde os primeiros meses do ano fazendo uma intensa preparação para este momento e acredito que estamos bem", afirma. "A gente incentiva, faz um trabalho psicológico, leva para competições, pois é muito importante jogar e estar inserido no ambiente de campeonato para pegar um pouco do jeito", detalha o treinador.

 

Formação

O comandante, que divide as atividades com Roberto Saito, fala que a falta de transporte limita na captação de talentos. "Estamos tentando alguns convênios. Eu e o professor Roberto que buscamos e levamos os atletas, mas no carro não dá para trazer muitos. Mas os que têm interesse, fazemos um grande esforço. Levando jeito ou não tecnicamente e taticamente", revela.

O experiente profissional acredita que para os próximos anos, a procura pela modalidade aumente, já que a partir de 2020, estará nos Jogos Olímpicos de Tóquio no Japão. "O esporte educa, transforma e isso é tanto questão física e técnica, como na pessoal de todo ser humano. As Olimpíadas fazem parte deste processo e todo atleta quer estar nela", revela.

 

Grande nome

Para ajudar nesse processo de evolução, os profissionais da Acae (Associação Campestre Agrícola e Esportiva) de Presidente Prudente têm contado com o apoio de ex-atletas, apaixonados pelo beisebol, e da principal revelação prudentina dos últimos anos: Rodrigo Takahashi, conhecido como Bo, que está de férias na cidade. "Desde setembro começamos a fazer um trabalho com as categorias menores, e o Rodrigo tem sido importante já que a maioria dos garotos se espelha nele", afirma.

Rodrigo é jogador do Arizona Diamondbacks, equipe dos EUA (Estados Unidos da América), porém, atua pelo Hillsboro Hops na MiLB (Minor League Baseball), uma liga organizada pela MLB (Major League Baseball). Em agosto, ele foi convocado para defender a seleção brasileira.

 
Publicidade

Veja também