Bispo completa 10 anos de gestão na Diocese de PP

Ao longo da década, foram criadas 10 paróquias e ordenados 19 padres, além de fortalecimento de trabalhos pastorais na região

PRUDENTE - IZABELLY FERNANDES

Data 30/08/2018
Horário 08:02
José Reis - Bispo diz que desde o início se sentiu "muito acolhido pelo povo"
José Reis - Bispo diz que desde o início se sentiu "muito acolhido pelo povo"

Dom Benedito Gonçalves dos Santos completou no dia 17 de agosto, 10 anos de gestão da Diocese de Presidente Prudente. Neste período, foi responsável pela criação de dez paróquias na região e pela ordenação de 19 padres, bem como o auxílio na propagação dos trabalhos pastorais e de ações de evangelização. Ao todo, a Diocese é composta por 27 cidades, além da sede, Presidente Prudente, e ao todo contabiliza 56 paróquias. Dom Benedito afirma imenso carinho pela comunidade que pastoreia e revela que desde o início se sentiu muito acolhido pelos fiéis.

Em dezembro deste ano, o bispo comemora 28 anos de sacerdócio. Vindo da cidade de Paracatu, Minas Gerais, dom Benedito relevou que quando recebeu o convite para administrar a região diocesana de Prudente teve certo receio, por ter vindo de uma cidade pequena. “É natural que uma pessoa se assuste quando é nomeada a bispo. No entanto, meu medo era por se tratar de uma região bem maior e com outro contexto pastoral”. O bispo afirma que ao iniciar os trabalhos na região, percebeu que se tratava de uma comunidade bem encaminhada e evangelizada, com um número excelente de padres e uma comunhão  leiga muito ativa. “Os leigos da nossa Diocese são muito atuantes, fraternos, solidários e trabalhadores. Isso é uma graça muito grande”, declara.

O sacerdote afirma que o trabalho é complexo, por se tratar de uma região tão ampla, mas que conta com a ajuda dos leigos e sacerdotes para amenizar e alegrar o trabalho pastoral. “No início, alguns aspectos precisavam ser melhorados, mas o trabalho pastoral é contínuo e precisa ser sempre aperfeiçoada”, explica. Dom Benedito diz que com o decorrer do tempo ocorrem muitas modificações no contexto social da comunidade, e a Igreja sempre tem que buscar se adequar às novas condições, com uma formação contínua do pastoreio.

O bispo conta que a Diocese tem um dos trabalhos pastorais mais ativos e evidentes da região. A Pastoral da Família e o ECC (Encontro de Casais com Cristo) são algumas das ações mais elogiadas por todo o Brasil. Além disso, trabalhos como da Pastoral Missionária, Pastoral da Criança, Pastoral da Saúde, Pastoral Vocacional e Catequese, são tidos como referência perante outras dioceses. “Não podemos deixar de citar os acampamentos que atuam como referência nos país. Quando cheguei aqui, eles só existiam em duas paróquias, hoje eles estão presentes em quase todas, mobilizando crianças, jovens e adultos”, revela.

Dom Benedito relata que ao longo da gestão, alguns fatores como contexto histórico, eclesiástico e econômico auxiliaram em seu trabalho na região e, por consequência, no processo de crescimento e sucesso da Diocese. “Procuro na minha fraqueza e limitação atender todas as pessoas e localidades, em qualquer circunstância”, afirma. O bispo declara que se sente muito amado e acolhido pelo povo, em todas as classes sociais. “Agradeço a Deus por ter me concedido essa graça de ser próximo do povo”.

Publicidade

Veja também