Black Friday vale à pena?

OPINIÃO - Rosana Borges Gonçalves

Data 26/11/2022
Horário 04:30

Estamos na semana dos descontos, conhecida como Black Friday. Nos Estados Unidos, o dia exato se dá na última sexta-feira do mês de novembro de cada ano. Aqui no Brasil, algumas lojas, tanto físicas quanto online, já estão nesse ritmo desde o começo do mês. Estas, prometem descontos arrasadores em seus produtos de até 60% a 80%. Muitos consumidores são atraídos por este tipo de oferta, porém, todo cuidado é pouco.
Voltando um pouco na história, segundo o site Brasil Escola, conta-se que em 1869, dois investidores norte-americanos criaram um esquema ilegal para controlar o mercado de ouro nos Estados Unidos. O preço do ouro caiu drasticamente no dia 24 de setembro de 1869, uma sexta-feira, indo de US$ 160 para US$ 130, fazendo com que estes investidores comprassem ouro bem mais barato do que valia. Esse dia teria ficado conhecido, então, como Black Friday ou “sexta-feira negra”.
Sabemos que todos nós passamos por momentos desafiadores na economia, principalmente devido à pandemia. Conforme artigo da CNN, publicado em 8 de julho de 2022, em virtude da alta nos preços, os trabalhadores brasileiros estão perdendo poder de compra ao longo dos últimos 12 meses, segundo levantamento feito pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). Economizar virou uma questão primordial para conseguir manter as contas em dia. 
Porém, devemos ter cuidado com as falsas promessas. Sites e lojas com descontos exorbitantes podem até causar uma certa euforia. Todavia, é fato de que todo produto tem seu preço real e, consequentemente, sua margem de lucro ou a necessidade de liquidez imediata deve existir. Ou também, quem sabe, a loja invista neste tipo de promoção para chamar a atenção do cliente. O fato é que essa venda precisa ser viável à loja. O ideal é que possamos estar atentos ao preço real do produto pretendido, bem antes da Black Friday, a fim de sabermos ao certo se estamos tendo algum tipo de desconto real, ou seja, se aquele produto está com o desconto mesmo ou é apenas uma manobra da loja. 
O cuidado deverá ser redobrado, quando se tratar de lojas online. Devemos nos certificar de que o site é confiável, fazendo buscas sobre a sua idoneidade, como CNPJ ou se este possui muitas reclamações no site “reclameaqui”, afinal, todo cuidado é pouco. 
Por outro lado, claro que poderemos encontrar vantagens neste tipo de campanha, pois, sempre haverá comerciantes que esperam por esse momento do ano, para renovar o estoque de suas lojas para as festas de final de ano, fazendo com que as promoções lhe proporcionem dinheiro em caixa. 
Por todo exposto, a compra consciente, planejada e sem impulsos, sempre será a melhor saída. Que a segurança, tranquilidade e bons negócios possam, no final de tudo, realmente fazer a Black Friday valer à pena.
 

Publicidade

Veja também