Na Caminhada pela Liberdade, liderada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), a região do oeste paulista foi representada pelo possível candidato a deputado federal Guilherme Piai (Rep) durante o manifesto em Brasília.
MAIOR EVENTO
O Plantão conversou com o prudentino, que manifestou o sentimento de que “o Brasil acordou” com a realização do maior evento de manifestação pública após a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
ATÉ CHORAVAM
“Foi um espetáculo. O amor pelo Brasil falou mais alto. Foi emocionante, pleno de energia. Por onde a gente passava, as pessoas, que assistiam, cantavam e até choravam”, relata Piai, que esteve em Brasília a convite da bancada de deputados de direita.
LONGE DO PLANALTO
A viagem a partir de Prudente no voo Azul das 5h55, fez conexão às 9h30 em Campinas e chegou em Brasília pouco depois das 11h. Piai integrou ao manifesto e caminhou até às 14h30 para a concentração na praça do Cruzeiro: a 6 km do Palácio do Planalto.
DADOS DIVERGENTES
Piai contou que a organização estimou em cerca de 100 mil participantes, enquanto o noticiário da grande mídia citou 18 mil, de acordo com o Medidor do Debate Político, da USP (Universidade de São Paulo), uma das três universidades públicas paulistas.
FOCO PRINCIPAL
A caminhada foi de 240 km, iniciada na segunda-feira (19) em Paracatu – interior mineiro – com chegada e concentração em Brasília no domingo (25). Foco principal: liberdade dos presos pelo ato de 8 de janeiro de 2023, incluindo Jair Bolsonaro.
CANAIS ABERTOS
Nesta terça-feira (27), um dia após a Joven Pan iniciar transmissões em quatro canais abertos, pode ser que defina a afiliação do quinto canal; o 31 que é TV Fronteira, de Presidente Prudente, com abrangência em 56 municípios do oeste paulista.
DEMAIS CANAIS
Os demais canais abertos da Jovem Pan são o 51 em São Paulo – o maior mercado publicitário do Brasil; 41 em Campinas; 19 em Santa Inês, no Maranhão; e o 12 em Cuiabá, a capital do Mato Grosso.
MÃO POLÍTICA
Teria mão política o cancelamento de reunião com a Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema) hoje (27) no Palácio dos Bandeirantes. A agenda era do deputado Bragato (PSDB) com previsão de participação do federal Marangoni (União).
FIO DA MEADA
Em reunião no dia 9 de janeiro deste ano, em Anhumas, a Unipontal se posicionou cobrando ações mais efetivas do governador Tarcísio de Freitas (Rep), inclusive com a faixa “SOS Governador: cidades paulistas pedem socorro”.
AUSÊNCIA ALEGADA
Articulação de bastidores seria a causa do cancelamento da reunião com o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Henguel Pereira. Fato ocorrido na sexta-feira (23), na hora do almoço, sob a alegação de que o governador estaria ausente do Palácio.
GRANDE MÍDIA
Publicação da Folha de S. Paulo diz que em 2022 – último ano do governo anterior – foram liberados para os municípios paulistas R$ 3,9 bilhões. Nos três anos do atual governo a média foi de R$ 1,6 bilhão por ano.