Câmara declara Banda Regimental da PM como patrimônio cultural imaterial

Atualmente, é considerada uma das melhores do Estado de São Paulo e, ao longo dos anos, vem divulgando a cultura por meio da música

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 29/07/2020
Horário 11:23
AI da Câmara - História da Banda Regimental começou em 1970
AI da Câmara - História da Banda Regimental começou em 1970

Na segunda-feira, a 17ª Legislatura da Câmara Municipal apreciou e aprovou o PL (projeto de lei) nº 1.139/17, que declara a Banda Regimental de Música do CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior) como patrimônio cultural imaterial de Presidente Prudente.

O projeto, de autoria do vereador Mauro Marques das Neves (Pode), reconhece “o valor histórico e cultural da banda”. Com este feito, o dispositivo considera que a mesma se torna “comprometida com a divulgação da cultura, por meio da música em apresentações e concertos, ajudando no processo de desenvolvimento cultural do cidadão”.

Desde 2009, por exemplo, em parceria com a Seduc (Secretaria Municipal de Educação) e a Câmara Municipal, a Banda Regimental de Música do CPI-8 realiza o projeto denominado “Educação Cívica na Escola”.

Além disso, apresenta-se anualmente nos desfiles das comemorações da Revolução de 1932, no dia 9 de julho; além da Independência do Brasil, celebrada em 7 de setembro; e no aniversário de Presidente Prudente, no dia 14 de setembro; bem como em dezenas de outras apresentações.

Reconhecimento estadual

A história da Banda de Música do CPI-8 começou em 14 de dezembro de 1970, com sua criação junto ao então Batalhão denominado 18º Batalhão Policial - unidade criada em Prudente em 1965, a partir da antiga 3ª Companhia Independente, de 1944).

Na época, a concepção de bandas nas instituições militares tinha como objetivo levar entretenimento ao efetivo no Quartel, e proporcionar a musicalização dos eventos e solenidades militares.

Atualmente, é considerada uma das melhores do Estado de São Paulo e, ao longo dos anos, vem divulgando a cultura por meio da música nos mais diversos setores, com destaque especial para as ações sociais.

Publicidade

Veja também