Campanha detecta diabete em 8% dos animais

O veterinário lamenta que, ainda assim, a adesão seja pouca se analisado o número de animais que se tem na cidade e região.

REGIÃO - Oslaine Silva

Data 31/08/2014
Horário 08:15

 


É praticamente zero a chance de encontrar uma casa onde não se tenha um animalzinho de estimação. Ocorre, porém, que nem todas as pessoas têm consciência do quanto é necessário cuidar da saúde dos bichinhos, da mesma maneira que se preocupa com a sua, ou, a de um familiar. E, com o objetivo de chamar a atenção e conscientizar os donos de cães e gatos de que a medicina veterinária também tem prevenção, Emerson Ribas, proprietário da Clínica Veterinária São Manoel, em Presidente Prudente, lançou há um mês a campanha Combate à Diabete Pet, para atender a cidade e região. De 100 animais atendidos neste período, 8 já foram diagnosticados diabéticos, ou seja 8%.

Jornal O Imparcial Emerson Ribas comenta que camada espessa de gordura é visível no sangue do diabético

Para incentivar ainda mais a comunidade, o médico realizou, ontem, atendimento não somente aos caninos e felinos, mas também aos seus donos que puderam fazer aferição de pressão arterial e teste de glicemia. A ação foi desenvolvida com a participação ativa da diretoria da Liga de Endocrinologia, do curso de Medicina da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), além da preceptora e da coordenadora do projeto de pesquisa da faculdade, Carolina Betônico e Claudia Alessi, respectivamente.

Lembrando que qualquer pessoa pode levar seu animalzinho (cão ou gato) de estimação, de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h, para colher o exame de sangue que detecta a patologia. Para tal, basta contribuir com um quilo de ração, que será doado para três entidades que cuidam de animais desabrigados: Amigo Bicho, Au Au Miau e Pastoral de Proteção aos Animais São Francisco de Assis, da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na Vila Maristela.

O veterinário lamenta que, ainda assim, a adesão seja pouca se analisado o número de animais que se tem na cidade e região. "Um exame desses custa em média R$ 30, enquanto um quilo de ração está em torno de R$ 6. Este é um conceito novo na área. Continuaremos com a campanha e esperamos que as pessoas possam aderir", enfatiza o veterinário.

Milena Oliveira, 27, advogada aproveitou a manhã de sábado para levar sua cachorrinha para fazer o exame e também acabou fazendo o seu. "Muito legal essa ideia, até porque os bichinhos são totalmente indefesos e dependentes de seus donos. Assim como um bebê, eles não sabem falar, pedir ou reclamar o que querem ou sentem. É importante cuidar dos nossos companheiros e com uma pequena amostra de sangue podemos salvar a vida deles", destaca.

 

Serviço

AOS INTERESSADOS


Quem quiser aderir à campanha, a Clínica Veterinária São Manoel fica na avenida Manoel Goulart, 67, Vila Nova, Presidente Prudente (chegando na avenida Brasil). O horário de atendimento é das 8h às 17h. A ação consiste na troca de um quilo de ração pelo exame.
Publicidade

Veja também