Campanha do m² 

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 03/11/2020
Horário 05:00
 José Costa - Base do cruzeiro, local para colocação de imagens avariadas
José Costa - Base do cruzeiro, local para colocação de imagens avariadas

A campanha foi lançada para que devotos de todos os lugares do país e do exterior possam contribuir com a construção do Santuário. São R$ 420 divididos em 12 vezes, através de boleto, que pode ser impresso pelo site www.santoexpeditosantuario.com.br ou por pedido direto na secretaria paroquial, pelo telefone (18) 3267-1177. Atualmente são cerca de 6mil fiéis cadastrados no banco de dados daquele santuário.

Oferenda

Na cultura católica, não se orienta a jogar imagens representativas de santos ou outras formas sagradas quebradas ou afins. Desde o início do cristianismo, fiéis são orientados a colocar essas peças em locais previamente designados para tal finalidade. Na ultima quinta-feira, um casal de fiéis desceu do carro e foi visto colocando uma imagem de Santo Expedito avariada, na base de um cruzeiro na rotatória da EE Anibal Vitor Fava. Entendeu que ali seria um ponto designado para colocações desses objetos que, por formação religiosa, não podem ser descartados. Várias outras peças já estão no local e são respeitadas por todos.

Para rememorar

Santo Expedito é o santo das causas justas e urgentese foi martirizado na Armênia, onde era comandante-chefe da XII Legião Romana, aquartelada na cidade de Melitene, no fim do século III. Ele era de vida devassa, mas um dia, tocado pela graça de Deus, resolveu mudar de vida. Foi então que lhe apareceu o espírito do mal em forma de corvo, e esse gritava “cras, cras, cras (…)!”, palavra em latim que quer dizer “amanhã”, ou seja, deixa sua decisão para amanhã! Não tenhas pressa! Espere pela tua conversão!

Conversão...

Mas Santo Expedito, pisoteando o corvo grita “Hodie” (hoje), nada de adiamento! É agora, Cristão convertido! Assim como toda a sua tropa, Expedito foi vítima da ira do imperador Diocleciano. A importância de seu posto fazia dele um alvo especial do ódio do imperador, ele foi flagelado até sangrar e depois decapitado pela espada. Pela sua conversão imediata e não tardia, Santo Expedito é invocado nos casos que exigem solução imediata, e nos assuntos em que, alguma demora em sua solução, poderia causar prejuízo.

Moto romaria

O padre Umberto já está montando um planejamento para a Moto Romaria que acontece todos os anos no mês de julho. Nela, alguns romeiros motoqueiros em grupos visitam o santuário no centro da cidade, são recebidos por padre Umberto, participam de uma cerimônia e recebem bênçãos, pois creem que assim estarão protegidos. Em maio desse ano, ele foi procurado por um grupo dizendo do intento de visitar o santuário no mês de julho.

O que virou?

Ficou acertado de que apenas os grupos de líderes representantes estariam presentes na Moto Romaria, mas foram de tantos municípios, dentre eles, Assis, Ourinhos, norte do Paraná e outros da região oeste do Estado, que o santuário foi invadido por cerca de 300 motos. Para este ano, prevendo um grande número de participantes, padre Umberto já se prepara para traçar um plano dentro do protocolo que for estabelecido para trabalhar na proteção aos motoqueiros contra a pandemia.

Repercussão

Repercutiu positivamente nota desta coluna quando o padre Umberto declarou que todos os candidatos a prefeito de Santo Expedito declaram que, caso eleitos, estarão continuando os apoios para o turismo religioso do município. O leitor Antônio S. Pereira de Presidente Prudente, em mensagens a essa coluna, diz que pediu benção particular a todos os candidatos e admitiu, que quem ganhar ou perder serão sempre abençoados por Santo Expedito.

 


 

Veja também