Caranguejo no Parque do Povo? Biólogo explica o motivo

Aparição do crustáceo viralizou em um vídeo publicado nas redes sociais neste final de semana

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 17/08/2020
Horário 09:55
Reprodução/Facebook - Caranguejo foi encontrado durante a noite
Reprodução/Facebook - Caranguejo foi encontrado durante a noite

No final de semana, viralizou nas redes sociais o vídeo da aparição de um caranguejo no Parque do Povo de Presidente Prudente. Apesar de causar estranheza, o surgimento do crustáceo é mais comum do que parece, e já foi encontrado em outros pontos da cidade.

De acordo com o biólogo Pablo Edini Damião, aparentemente, o animal que aparece no vídeo é o Trichodactylus fluviatilis (caranguejo-de-água-doce, ou caranguejo-dulcícola). Segundo ele, a espécie também pode ser encontrada no Balneário da Amizade, Represa da Cica e Cidade da Criança, por exemplo. 

Mas como será que ele foi parar no Parque do Povo? Conforme o biólogo, existem duas possibilidades: alguém que pode ter levado os crustáceos para o local, ou, a mais certeira que é o transporte de ovos feito por aves. 

“Em vistorias na cidade, já encontrei até alguns peixes que provavelmente tiveram a mesma origem dos caranguejos”, afirma Pablo. "As aves aquáticas, como patos e alguns gaviões que têm contato direto com a água, também podem transportar plantas, peixes, invertebrados e micro-organismos, já que alguns acabam por se fixarem nas penas, pernas e bico das aves", explica. 

“Eles [crustáceos] se adaptam facilmente porque são bem tolerantes a qualidade ambiental baixa, conseguem ficar em ambientes mais antropizados e urbanizados”, explica.

São em locais como as poças d’água do Parque do Povo em que se alimentam de matérias orgânicas em putrefação e também servem de alimentos para outros animais – o que mantém o equilíbrio ecológico. 

No vídeo publicado nas redes sociais, o animal aperece em meio à vegetação durante a noite. Conforme Pablo, é no período noturno em que eles são comuns de serem encontrados. 

Para aqueles que estiveram caminhando por essas áreas e se depararem com os caranguejos, a orientação do biólogo é clara: “deixá-los quietos, pois eles seguirão os rumos deles”.

Foto: Reprodução/Internet - Aparição do Trichodactylus fluviatilis é comum em Prudente

Bombeiros capturam jiboia no Parque do Povo

Bombeiros resgatam jiboia em área urbana de primavera

Publicidade

Veja também