Carnaval fomenta procura por chácaras em Prudente

“Noto que as pessoas pretendem descansar, sair do cotidiano da cidade e aproveitar a família que vem de outras cidades nos dias de folga", relata.

VARIEDADES - Victor Rodrigues

Data 12/02/2015
Horário 07:39
 

O período de carnaval aumenta a procura de chácaras em Presidente Prudente. A maioria dos acordos é feita diretamente com os proprietários, e uma pequena parcela recorre às imobiliárias, em virtude das exigências de contratos, e também para facilitar o acordo. Há ainda as pessoas que procuram pelas propriedades por meio de sites especializados na internet.

Segundo Célia de Oliveira Santos, corretora de imóveis da Imobiliária Multi Plus, a única da cidade que atende esta demanda com um setor específico, as pessoas fecham a locação entre sexta-feira ou sábado, até terça-feira, feriado de carnaval. Ela diz que cerca de 80% de seus clientes para o feriado prolongado são de grupos religiosos para retiro espiritual e atividades de entretenimento das igrejas. Ainda 15% do público procura para encontros familiares, e 5% para reunião de amigos e festas particulares.

A corretora informa que fora os retiros religiosos, ela tem percebido que as famílias ainda recorrem ao aluguel das chácaras para descansar e confraternizar com a família, "não para festas de folia", comenta. "Noto que as pessoas pretendem descansar, sair do cotidiano da cidade e aproveitar a família que vem de outras cidades nos dias de folga", relata.

Mesmo com a procura acentuada, as locações destas propriedades rurais "são praticamente insignificantes para o mercado imobiliário". "A procura já foi maior há alguns anos. Ainda temos muitas disponíveis", expõe.

Santos diz que a busca é grande em cidades da região, onde há balneários e festas de carnaval de rua, como Presidente Epitácio, Martinópolis e Panorama. "Não temos propriedades disponíveis para estes municípios, mas recebo muitas ligações de pessoas interessadas em chácaras nestes locais", comenta.

 

"Já foi melhor"


Segundo Alberico Peretti Pasqualini, delegado do Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) da região de Prudente, o cenário mudou bastante e o movimento é "irrisório". "A procura aumenta, sim, mas não representa nada para o nosso setor, até porque, grande parte recorre ao contato direto dos proprietários", relata.

Pasqualini diz também que não tem reparado em mais foliões interessados em chácaras, como há alguns anos. "Não existe mais movimento. As locações para festas e curtição de carnaval foram se diluindo ao longo dos anos. As chácaras são procuradas para dias de convívio familiar, repouso", declara.

O movimento imobiliário está aquecido atualmente com a volta às aulas das instituições de ensino superior da cidade. "O momento hoje são de casas, apartamentos e quitinetes para universitários. Ainda está forte, mas deve voltar ao normal no final deste mês", comenta.

 

Contratações virtuais


O Procon alerta a população para contratações virtuais. De acordo com Priscila Nishimoto Landin, coordenadora do Procon Regional de Presidente Prudente, para evitar fraudes e golpes, as pessoas que contratam as chácaras via internet devem procurar referências do imóvel e pedir mais fotos do local do que o exposto na web. "Temos conhecimento que as pessoas chegam no local e se surpreendem, pois não é nada daquilo que foi acertado", relata.

Outra dica é não fazer o pagamento integral da locação antes de estar no imóvel. "Este é o maior problema, o golpe. Tem aqueles que expõem chácaras fantasmas. Pague parte antes e parte depois, ou no ato, quando já conferir o local", alerta Landin. Mais uma dica é procurar formalizar o contrato com itens e registrar tudo que for acertado entre as partes para servir de documento para uma eventual ação judicial.
Publicidade

Veja também