Cartórios realizam manutenção de urnas eletrônicas

Ação tem objetivo de corrigir e prevenir eventuais problemas com os aparelhos, como a verificação de teclados e baterias; ao todo serão 500 urnas revisadas

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 02/08/2020
Horário 05:27
Cedida: Em Prudente aproximadamente 500 urnas serão vistoriadas
Cedida: Em Prudente aproximadamente 500 urnas serão vistoriadas

A cidade de Presidente Prudente, assim como todo o país, já se prepara para a realização das eleições deste ano, que devem ocorrer excepcionalmente em novembro, por causa da pandemia. No atual processo, os cartórios do município já iniciaram as manutenções corretivas e preventivas de aproximadamente 500 urnas eletrônicas, divididas entre as Zonas Eleitorais 101 e 402, com a intenção de garantir que os aparelhos estejam em perfeito funcionamento para o pleito e permitam que todo o processo seja realizado sem problemas no que diz respeito à tecnologia.

De acordo com a chefe de cartório da 402ª Zona Eleitoral, Letícia Macoratti de Castilho, o objetivo da manutenção é checar todas as funcionalidades das urnas, e seus componentes eletrônicos, em um processo que dura cerca de sete horas diariamente. “Já estamos no segundo ciclo de verificações e isso ocorre anualmente, mesmo quando não há eleições”.

Isso porque, segundo Letícia, é preciso garantir que as urnas, que são eletrônicas, não fiquem por muito tempo sem o uso, e para garantir que todos os dispositivos, especialmente as baterias e os teclados, estejam preparadas para os dias das eleições. Por dia, são 20 urnas analisadas e o processo deve durar ainda mais duas semanas. “Vale lembrar que neste momento não inserimos nenhum tipo de dado ou informação nos aparelhos, é apenas uma manutenção mesmo. Precisamos, com isso, garantir que o cidadão exerça o voto dele de forma tranquila”.

Letícia finaliza ao lembrar que são quatro funcionários responsáveis pelo manuseio, de forma que eles se revezam em duas equipes de dois colaboradores. Isso porque, em virtude da pandemia, a estratégia evita a aglomeração de pessoas e garante o cumprimento de medidas de segurança diante da pandemia.

Propaganda eleitoral antecipada gera multa

Calendário eleitoral de 2020

Publicidade

Veja também