Os vereadores de Martinópolis rejeitaram a proposta da mesa diretora de emenda à LOM (Lei Orgânica Municipal), que extinguiria o recesso parlamentar do meio de ano, em julho. Com a medida, seria dada uma nova redação ao artigo 26 da LOM. Hoje, ele determina que, independentemente de convocação, a sessão legislativa anual desenvolve-se entre 1º de fevereiro e 30 de junho, e então de 1º de agosto a 15 de dezembro – dando o mês de julho de "folga" aos parlamentares.
Com a mudança, esse capítulo seria alterado e determinaria que a sessão legislativa se desenvolvesse diretamente de 1º de fevereiro a 15 de dezembro, mantendo apenas o interlúdio do fim do ano. O projeto é assinado pelo vereador Marcos Xavier de Almeida Passos Júnior (DEM), o vice Antonio Lucio dos Santos (PTB), o 1º-secretário Fábio Macedo Alves (PV) e o 2º, Sidney Pereira dos Santos (PRB).
Na justificativa, a mesa esclarece que a propositura visa abolir o recesso do meio do ano que foi regulado em janeiro de 2009, também por meio de uma proposta de emenda à LOM. Segundo a diretora da casa, Mariana Schott Mello, eram necessários oito votos favoráveis para a aprovação do projeto de emenda, mas apenas seis vereadores apoiaram a medida, sendo dois contrários.
O recesso legislativo é o período em que não são realizadas as sessões parlamentares, mas o atendimento e as atividades normais dos vereadores seguem normalmente. Geralmente, ele ocorre duas vezes no ano, em julho e em dezembro.