Casa do Aprendiz Cidadão: elo entre jovens e empresas

Instituição, que atende jovens de 14 a 24 anos e suas famílias em situação de vulnerabilidade, completou 43 anos de atividades em Prudente

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 25/03/2022
Horário 04:02
Foto: Cedida/CAC
CAC oferece qualificação profissional e ingresso ao mercado de trabalho
CAC oferece qualificação profissional e ingresso ao mercado de trabalho

Nesta quinta-feira, a CAC (Casa do Aprendiz Cidadão) de Presidente Prudente completou 43 anos de atividades no município. Atualmente, a missão da instituição é atender jovens de 14 a 24 anos e suas famílias em situação de vulnerabilidade, prestando-lhes atendimento social básico e preparando-os para o exercício da cidadania, visando ao progresso social, especialmente por meio de qualificação profissional e ingresso ao mercado de trabalho. Com títulos de utilidade pública municipal, estadual e federal, a instituição conta, atualmente, com 410 jovens inseridos no mercado de trabalho e 260 atendidos através de seus projetos sociais.  
A Casa do Aprendiz Cidadão de Prudente foi fundada em 24 de março de 1979. Desde então, é reconhecida por sua séria atuação pela inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade, formando cidadãos para uma “vida digna” e um futuro mais promissor. 
Um dos objetivos é proporcionar ao assistido a oportunidade de se preparar profissionalmente e ingressar ao mercado de trabalho, por meio de cursos de qualificação e do acompanhamento por uma equipe multidisciplinar altamente capacitada – tudo de forma gratuita. Essa vivência contribui para o bem-estar físico, emocional e o progresso intelectual e social desse público. 
“Uma das ações da entidade é preparar os jovens para o mercado de trabalho, além de promover projetos sociais para aqueles de comunidades carentes”, explica o presidente da CAC, Luiz Antonio Miguel Ferreira

Suporte aos jovens

A entidade conta com uma infraestrutura completa para oferecer todo suporte que o jovem precisa, que vai desde o setor administrativo ao pedagógico, até salas de oficinas (espaço de convivência e conhecimento), laboratórios de informática e hardware, consultório dentário, onde os beneficiados são atendidos periodicamente, entre outros. 
Atualmente, a Casa do Aprendiz Cidadão de Prudente oferta o curso de frentista, vendedor do comércio varejista e atacadista, auxiliar administrativo, recepcionista, produção industrial, rotinas administrativas e auxiliar de saúde. “A CAC faz com que o jovem se insira ao mercado de trabalho com treinamento, capacitação, acompanhamento social e psicológico, ou seja, com tudo para dar certo”, acrescenta o presidente da entidade.
Além dos cursos mencionados, a instituição também oferece projetos sociais, como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Foco na Inclusão Social, NovaMente, Seguindo a Trilha e Conexão. Este último, inclusive, busca proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para receber os jovens e adolescentes inseridos na instituição no ano de 2021, pós-período de distanciamento social, oferecendo os equipamentos e materiais necessários para higienização. 
“Os cursos são voltados para capacitação dos jovens ao mercado de trabalho e os projetos visam atender toda a comunidade”, reforça o presidente da CAC.

Novas ações

Luiz Antônio explica que a atuação da CAC diz respeito à qualidade, e, que, por isso, busca melhorar cada vez mais os serviços ofertados. Segundo ele, a unidade já passou pelo desenvolvimento da estrutura física, aumento do número de assistidos, e agora a proposta é investir na formação dos colaboradores para que a qualificação seja de excelência. A instituição, inclusive, tem trabalhado com a formação continuada dos seus instrutores.
Atualmente, a CAC, junto à Toledo Prudente Centro Universitário, tem produzido algumas ações que deverão ser implementadas ao trabalho da entidade, como o planejamento estratégico e a inserção de mulheres, negros e da pessoa com deficiência ao mercado de trabalho. A Casa do Aprendiz Cidadão de Prudente também tem buscado parceria no que diz respeito ao atendimento ginecológico das assistidas. 
Ser uma entidade modelo no atendimento aos jovens, e uma referência para empresas públicas e privadas que buscam por jovens aprendizes ou para o primeiro emprego é a visão da CAC. Por isso, o presidente também agradece a disponibilidade das empresas públicas e dos empresários que dão oportunidades aos aprendizes. 
Hoje, haverá um café da manhã com colaboradores e diretores da instituição em comemoração aos 43 anos de atividades no município de Presidente Prudente. 

Fotos: Cedidas/CAC


Instituição atende jovens de 14 a 24 anos 


Instituição tem trabalhado na formação continuada dos seus instrutores

Publicidade

Veja também