Censo Demográfico: ação essencial para futuro do Brasil

EDITORIAL -

Data 30/09/2022
Horário 04:15

Depois de alguns anos, o Censo Demográfico é retomado no Brasil. Uma ação essencial para que se saiba o atual cenário do país nos mais diferentes aspectos. Para contextualização, o Censo Demográfico tem por objetivo contar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros, produzindo informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos da iniciativa privada ou de qualquer nível de governo. 
E constituem a única fonte de referência sobre a situação de vida da população nos municípios e em seus recortes internos, como distritos, bairros e localidades, rurais ou urbanas, cujas realidades dependem de seus resultados para serem conhecidas e terem seus dados atualizados.
No entanto, o acesso dos recenseadores aos proprietários de residências está cada vez mais dificultoso. Em reunião para promover a transparência censitária, a agência do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em Presidente Prudente relatou dificuldades em relação à coleta de informações para o Censo Demográfico 2022 no município. Até terça-feira, 28,21%, ou 112 dos 397 setores censitários de Prudente foram concluídos desde o início do levantamento, em 1º de agosto. Cenário que se repete em diversos municípios.
Como noticiado neste diário, até o momento, alguns dos entraves para que o Censo 2022 seja concluído com sucesso ao final de outubro são: a recusa da população em responder ao questionário censitário, grande quantidade de imóveis fechados e o período atual de chuvas no município, este último um quesito mais esporádico. 
O primeiro ponto, a recusa, só a colaboração da população pode resolver. No próprio site do IBGE, você pode consultar se aquele profissional é mesmo do instituto. Os recenseadores destacam a importância da participação da população nessa pesquisa, que é fundamental para o levantamento dos dados socioeconômicos atuais da cidade, bem como para o planejamento assertivo das políticas públicas. Os moradores da cidade devem ficar atentos à correta identificação dos recenseadores. Atenda esse profissional e colabore para que o balanço nacional seja o mais próximo possível da realidade. 

Publicidade

Veja também