Centro Judiciário de Solução de Conflitos é inaugurado em Prudente

De acordo com a chefe de seção, Ana Lúcia Alves Vilela, os atendimentos em caráter pré-operacional, tiveram início em agosto, onde cerca de 400 pessoas foram atendidas.

PRUDENTE - Ynaiê Botelho

Data 15/10/2013
Horário 10:20
 

Na manhã de ontem, Presidente Prudente inaugurou o 1° Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), que funcionará no subsolo do Poupatempo da cidade. O órgão, mantido pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJ-SP), por meio do Núcleo  Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, promove a audiência com conciliadores e mediadores capacitados pelo TJ-SP.

De acordo com a chefe de seção, Ana Lúcia Alves Vilela, os atendimentos em caráter pré-operacional, tiveram início em agosto, onde cerca de 400 pessoas foram atendidas. "Com o lançamento deste espaço, pretendemos atender de 30 a 40 pessoas por dia", conta.

Segundo ela, os serviços prestados serão gratuitos, onde causas de pequena complexidade poderão ser resolvidas por meio da ação conjunta de oito estagiários e 12 mediadores. "Casos que não exijam perícia como, por exemplo, acidente de trânsito, problemas com a vizinhança, crédito, separação e pensão alimentícia serão tratados aqui", explica. Para a profissional, a iniciativa auxiliará a população na solução de litígios. "Com isso, não haverá necessidade da intervenção de uma ação judicial", diz.

Para o desembargador Valdeci Álvares, a Justiça passa por uma nova fase. "Recomendo que a população prudentina agora venha até o Cejusc para procurar orientação antes de ir a juízo. Essa é uma remodelação da forma de resolver pendências que chamo de ‘Justiça rapidinha’", aponta.

O juiz titular do Juizado Especial Cível e coordenador do Cejusc, Michel Feres, afirma que a unidade fará com que os processos sejam resolvidos antes mesmo de serem ajuizados. "O serviço será mais rápido, gratuito e não trará os percalços do processo na Justiça", relata.

Entre diversas autoridades prudentinas, estava o prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (PTB). Para ele, a iniciativa trará resultados positivos à população prudentina. "Tudo que é feito em prol da desburocratização evita processos demorados de ambas as partes, beneficiando, desta forma, toda a população", afirma. Para o juiz diretor do Fórum de Prudente, Antônio Roberto Sylla, o órgão trará, além da agilidade na resolução de serviços, o resultado final de satisfação para ambas as partes envolvidas. "Nas questões judiciais, quase sempre alguém sai insatisfeito. Por meio da conciliação, o resultado pode ser benefício para todos", diz.

Segundo ele, casos de até 40 salários mínimos serão  resolvidos no Cejusc. "A ideia é solucionar de forma rápida as solicitações da demanda, que é crescente", explica.

 

SERVIÇO

ATENDIMENTO

Interessados podem procurar o órgão, localizado no subsolo do Poupatempo de Presidente Prudente, na Avenida Brasil, 1.383, Vila São Jorge, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. Aos sábados, o atendimento vai das 9h às 13h.

 
Publicidade

Veja também