Centros atendem demanda de moradores de bairros vulneráveis

REGIÃO - JANAÍNA TAVARES

Data 22/06/2018
Horário 07:40
Marcio Oliveira - Cras trabalha para auxiliar moradores de 2 bairros: Parque dos Pinheiros e Jardim Panorama
Marcio Oliveira - Cras trabalha para auxiliar moradores de 2 bairros: Parque dos Pinheiros e Jardim Panorama

Álvares Machado conta com dois Cras (Centros de Referência de Assistência Social) que ofertam o serviço de convivência e fortalecimento de vínculo, assim como atividades básicas. O Cras que se localiza na Rua Joaquim Nabuco e atende os bairros Parque dos Pinheiros e Jardim Panorama, trouxe não apenas o novo serviço, como também esperança para um futuro melhor para alguns munícipes que procuram diariamente seus atendimentos.

Para a dona de casa Yara Thais Oliveira dos Santos, 26 anos, as demandas se tornaram essenciais, já que sempre procura o local para se orientar em relação ao Bolsa Família, programa do governo federal que auxilia as famílias em situação de pobreza para que consigam sair da situação de vulnerabilidade. “Eu moro aqui no Parque dos Pinheiros e estava com algumas dificuldades em relação ao benefício, por isso sempre venho aqui, porque sei que o pessoal vai conseguir me ajudar no que eu precisar”, comenta Yara.

Conforme a dona de casa, não é com muita frequência que procura pelos serviços, porém, destaca que o Cras é fundamental para acolher as pessoas, devido aos bairros serem afastados do centro da cidade. “Não imagino aqui sem o Cras, porque ele ajuda a todos de uma forma ou de outra, e é muito bom, principalmente para nós, mulheres”, analisa a moradora.

Quem também recorre ao centro para receber orientações é a dona de casa Fernanda Vanessa Freitas Barbosa Leite, 34 anos. Grávida e moradora do Jardim Panorama, ela foi em busca de informações sobre o Bolsa Família. “Gosto de me informar bem sobre como funciona e o Cras me ajuda muito, pois é bem didático”, observa Fernanda. Além disso, ela salienta que o local disponibiliza cursos e projetos que contribuem para uma melhora no orçamento familiar. “Ano passado, os moradores ficaram tristes com a possibilidade de nenhum serviço ser ofertado à população, mas ainda bem que temos esse para colaborar com um futuro melhor, não apenas para as mulheres, mas também para idosos e crianças”, relata a dona de casa.

Avaliação

Por atender bairros vulneráveis, o Cras serve como um ponto de encontro e acolhimento, segundo a assistente social do centro, Rosângela Cristina Sanches Alves. “Trabalhamos com autonomia e sempre buscamos os acessos aos direitos que cada um possui, então, basicamente tudo o que as pessoas querem, vêm se informar primeiro aqui conosco”, fala a assistente social.

Feliz com o resultado de quase um ano de funcionamento no antigo local do CAF, Rosângela diz que o Centro de Referência de Assistência Social também encaminha algumas demandas para áreas da saúde, educação e até para o Creas (Centro de Referência Especializada de Assistência Social), quando não consegue atender algumas demandas. “Por isso, nosso trabalho sempre é válido de uma forma ou de outra”, considera.

Para a coordenadora do local, Elaine Izabel Silva Notário, os serviços são “comemorados” e, por isso, enxerga a situação como uma “porta de entrada” e referência em Machado. Hoje, trabalha no local uma psicóloga, orientadora social, duas educadoras, duas servidoras gerais, uma assistente social e a coordenação, sob responsabilidade de Elaine. “O Cras está aqui para possibilitar a realização de programas, projetos e serviços de acordo com as demandas apresentadas por cada componente do grupo familiar”, expõe.

Publicidade

Veja também