Chuvas

JOSÉ COSTA

COLUNA - JOSÉ COSTA

Data 22/10/2020
Horário 03:38

Um forte temporal na tarde de segunda-feira, iniciado por volta das 15h30, fez estragos em diversos pontos de Adamantina. Chuvas e fortes ventos provocaram danos materiais. Não é possível, ainda, avaliar os prejuízos. Grande parte da cidade ficou sem energia elétrica. Na Avenida Rio Branco, entre as ruas Rui Barbosa e Tsunekishi Sakai, houve queda de árvore, atingindo um veículo que estava estacionado pelo local. As ocorrências mobilizaram equipes do Corpo de Bombeiros, da Prefeitura de Adamantina (em especial do Departamento de Trânsito, Secretaria de Obras e Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente) e da concessionária Energisa.

Devolução de jabutis

A Polícia Militar Ambiental devolveu à natureza, na segunda-feira, 151 jabutis que, até então, eram mantidos em cativeiro em uma pousada em Dracena. Segundo a corporação, o recolhimento dos animais ocorreu após uma solicitação de entrega voluntária feita pelo próprio responsável pelo estabelecimento. Já os 151 jabutis foram soltos no Parque Estadual do Rio do Peixe, entre os municípios de Dracena, Junqueirópolis e Ouro Verde.

Aves também...

Ainda no local, também foram entregues voluntariamente à polícia 21 aves da fauna silvestre que, assim como os jabutis, eram mantidas em cativeiro: 13 papagaios-verdadeiros, quatro maritacas e quatro periquitos-reis. Como apresentavam sinais claros de domesticação, as aves foram encaminhadas à Apass (Associação Protetora dos Animais Silvestres de Assis), onde passarão por cuidados de médicos veterinários e posteriormente, se estiverem em condições, serão soltas em seu habitat natural.

Renúncia de candidatura

Fazendo uso de sua página, a então candidata à Prefeitura de Rinópolis, Patrícia Crema (PSB), anunciou que não irá mais disputar as eleições 2020. O pedido de renúncia foi enviado na manhã de domingo à Justiça Eleitoral. Já não tendo como voltar atrás da decisão, a ex-candidata à prefeita solicitou à Justiça Eleitoral a candidatura à vereadora (segundo dados do TSE). Em sua publicação, Patrícia Crema agradeceu o apoio recebido e justificou a desistência, segundo ela, por questões pessoais, e disse ter certeza de que Deus está preparando algo melhor em sua vida. Com a renúncia de Patrícia, a disputa pela Prefeitura ficará entre o atual prefeito José Ferreira de Oliveira Neto (PSDB) e Graziela Tomé (PTB).

Candidatura indeferida

O candidato à reeleição a prefeito de Lucélia, Carlos Ananias Junior, e a candidata à vereadora Solange Santos, tiveram os pedidos de registro das respectivas candidaturas indeferidos pela Justiça Eleitoral da Comarca. As sentenças do juiz André Gustavo Livonesi, da Comarca de Lucélia, foram publicadas na segunda-feira, no sistema eletrônico DivulgaCand, da Justiça Eleitoral. Os pedidos de registro das candidaturas receberam quatro pedidos de impugnações cada, alegando inelegibilidade dos candidatos.

Pedidos em empugnação

O primeiro pedido de impugnação foi formalizado pelo Ministério Público Eleitoral e os outros três foram apresentados pelas coligações "Lucélia, escrevendo uma nova história" (do candidato Bico) e "Pra fazer a diferença" (da candidata Tati Guilhermino) e pelo candidato a prefeito Sérgio Belarmino. Os quatro pedidos têm os mesmos embasamentos. Por decisão do Juízo da 2ª Vara de Lucélia, o atual prefeito e candidato à reeleição foi condenado pela prática de ato doloso de improbidade administrativa, sendo-lhe imposta a pena de suspensão de seus direitos políticos pelo prazo de três anos.

Salas de cinema

A Prefeitura de Tupã publicou decreto que define as regras para a retomada das salas de cinema no município. Segundo o decreto, a autorização é condicionada à observância dos protocolos emitidos pelas autoridades de saúde. Limitação em 30% da capacidade no número de pessoas no interior da sala; proibida a venda de ingressos no local, sendo permitida somente a modalidade de venda antecipada; proibida a venda de produtos alimentícios ou consumação destes no interior da sala de transmissão do filme; e intervalo de, no mínimo, duas horas entre as sessões, com a realização de processo de sanitização nesse ínterim.

Veja também