Chuvas causam estragos em 4 cidades da região

Das quatro cidades, apenas Osvaldo Cruz não decretou situação de emergência.

REGIÃO - Alana Pastorini

Data 23/07/2013
Horário 16:26
 

Quatro cidades da região de Presidente Prudente registraram estragos por causa das fortes chuvas, entre sábado e domingo. Os prejuízos foram contabilizados por munícipes de Osvaldo Cruz, Paraguaçu Paulista, Presidente Bernardes e Regente Feijó. Segundo a Defesa Civil das localidades, não houve vítimas, porém, algumas famílias tiveram que deixar seus lares e se alojar em casas de parentes. Das quatro cidades, apenas Osvaldo Cruz não decretou situação de emergência.

Jornal O Imparcial Chuva de granizo, em Paraguaçu Paulista, ocasionou estragos em 1,3 mil residências

Paraguaçu Paulista foi a mais afetada. Conforme o coordenador da Defesa Civil, Valter Luis Fortuna Xavier, a chuva de sábado acompanhada de granizo, que ocorreu por volta das 19h30 e durou cerca de 20 minutos, ocasionou danos materiais a cerca de 1,3 mil casas. Entre domingo e ontem, até às 16h, 1,2 mil casas foram cadastradas para receber ajuda. Os bairros afetados foram o Conjunto Habitacional Antônio Pertinhez –Fercon -, Jardim das Oliveiras, Vila Marim, Vila Gammom, Vila Nova, Conjunto Mário Covas e Jardim Bela Vista. "Não há registro de grandes acidentes ou de pessoas desalojadas. Sabemos apenas de indivíduos que ficaram feridos em decorrência de alguma telha que caiu ou mesmo de uma pedra de granizo, que possivelmente furou a telha e atingiu o morador", expõe. Explica ainda que uma investigação será feita nos próximos dias para contabilizar os prejuízos.

Em Regente Feijó, segundo o coordenador da Defesa Civil, José Aparecido da Silva, no domingo à tarde, por volta das 14h, nove casas foram destelhadas, cinco com moradores e quatros em construção. Em uma delas, a parede desabou. Os bairros afetados foram Jardim Tropical e Residencial Nozawa. Mesmo sem estimar quantas pessoas tiveram que deixar suas casas, Silva esclarece que algumas estão abrigadas em residências de familiares e que as mesmas já receberam ajuda.

O prefeito de Bernardes, Julio Omar Rodrigues (PMDB), conta que dez árvores caíram e uma danificou um veículo. Além desse estrago, o chefe do Executivo contabiliza prejuízo público de aproximadamente R$ 150 mil, entre três escolas, três ginásios, dois postos de saúde, um barracão e a garagem da Prefeitura, todos pontos parcialmente destelhados. "Temos também o destelhamento de aproximadamente dez casas, no bairro Vila Nova, todas sem registros de vítimas. Em uma residência, uma família precisou sair, pois a estrutura da casa estava comprometida. A Prefeitura vai ajudá-la, buscando um novo local de moradia", ressalta.

O Corpo de Bombeiros de Osvaldo Cruz informou que na cidade, entre sábado e domingo, ocorreu queda de duas árvores e uma casa ficou destelhada. "Em nenhuma das situações houve vítimas".

Segundo a Seção de Comunicação Social do 14º Grupamento de Bombeiros de Prudente, até domingo, não houve registros de outras cidades afetadas pelas chuvas. A Assessoria de Imprensa da Defesa Civil do Estado foi procurada para fornecer mais informações sobre a situação na região, contudo, até o fechamento desta edição nenhum retorno foi dado à redação.
Publicidade

Veja também