Cirurgião prudentino inova tratamento de tumores de fígado, pâncreas e vias biliares

Em apenas quatro meses, Rafael Mello ampliou as especialidades no tratamento oncológico e realizou a primeira cirurgia de retirada de tumor de fígado por vídeo e fluorescência da região

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 16/08/2020
Horário 07:14
Cirurgião seguiu os passos do avô, Moacyr Mello, e descobriu a paixão pela Medicina
Cirurgião seguiu os passos do avô, Moacyr Mello, e descobriu a paixão pela Medicina

Por Amanda Albuquerque

Há cerca de 4 meses, a população de Presidente Prudente e região passou a contar com novas especialidades médicas: o tratamento de tumores do fígado, pâncreas e vias biliares. A novidade aconteceu com a entrada do cirurgião hepatobiliopancretático, Rafael Mello Fontolan Vieira, no Departamento de Cirurgias Digestivas do HRCPP (Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente).

Nesses quatro meses, o cirurgião - junto aos seus colegas de equipe - inaugurou procedimentos de extrema importância no HRCPP. O primeiro aconteceu em maio, com a realização de cirurgias para a retirada de tumores do fígado no HRCPP. Segundo Rafael, grande parcela dos pacientes com tais neoplasias recebia um subtratamento, muitas vezes sem incluir o tratamento cirúrgico, apenas quimioterapia, em razão da ausência da especialidade na região.

"Tal fator ocasionava aos pacientes um provável insucesso de cura da doença e consequente perda da esperança. Alguns, quando podiam e eram encaminhados, iam para São José do Rio Preto ou São Paulo buscar por serviço especializado. Agora, poderão contar com tratamento de qualidade e próximo de casa", explica Rafael.

Além disso, Rafael - junto ao cirurgião Geraldo Siqueira - realizou a primeira retirada de tumor de fígado por vídeo e fluorescência (hepatectomia videolaparoscópica) da região. "Ofereceremos um tratamento de ponta, como é feito nos maiores centros de cirurgia de fígado do mundo. Ou seja, pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) contarão com esse avanço no tratamento", afirma o cirurgião.

Atualmente, no Estado de São Paulo, poucos centros realizam esse tipo de procedimento via SUS, como o A.C Camargo Cancer Center, Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) e também o Unicamp (Centro da Universidade Estadual de Campinas).

 

Objetivos

Em relação aos objetivos, Rafael afirma que pretende organizar um sistema de referenciamento aos pacientes oncológicos, oferecendo um serviço especializado na área de cirurgia do fígado, pâncreas e vias biliares à toda população da região sem que precisem do transtorno de ter de viajar a outro centro para completar seus tratamentos.

“Pretendo também organizar, junto aos médicos e colegas de equipe Geraldo Siqueira e Gabriel Domingues, uma residência do tipo fellowship de cirurgia digestiva oncológica no HRCPP", explica.

O médico também apresentou um projeto para a implantação de um serviço de transplante de fígado para a população no Hospital do Câncer, englobando o tratamento oncológico e as doenças hepáticas, visto que o hospital possui estrutura apta para isto.

"Esse projeto objetiva suprir a necessidade de transplantes de fígado na nossa região, que é de 4 a cada 100.000 habitantes por ano, o equivalente a cerca de 32 anualmente", finaliza.

 

Trajetória

Para chegar onde chegou, Rafael percorreu um longo caminho, que iniciou por influência do seu avô, Moacyr Pádua Mello. 

"Meu avô se formou na Universidade Federal do Paraná, em 1950, e foi um dos primeiros médicos da região com título de sanitarista e medicina do trabalho. Ele atuou bastante tempo nessa área preventiva em Presidente Prudente", conta o cirurgião.

Decidido em cursar Medicina, Rafael graduou-se em 2013 na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e entre os anos de 2014 a 2018 realizou três residências médicas: em cirurgia geral no Hospital Regional de Presidente Prudente; em transplante de fígado e cirurgia do aparelho digestivo, ambas no Hospital de Base de São José do Rio Preto. Além disso, o cirurgião realizou um fellowship - uma modalidade de estágio - em cirurgia hepatobiliopancreática pela Universidade de Heidelberg, na Alemanha.

Atualmente, o cirurgião realiza um Mestrado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) e uma pós-graduação em Gestão em Saúde no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein.

Perfil 

⦁ 2013: Formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina Dr. Domingos Leonardo Cerávolo da Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente (Unoeste).

⦁ 2014-2016: Residência médica em Cirurgia Geral em março de 2014 no Hospital Regional de Presidente Prudente, com término em março de 2016.

⦁ 2017: Residência médica em Transplante de Fígado Hospital de Base de São Jose do Rio Preto/FAMERP.

⦁ 2018: Residência Médica de Cirurgia do Aparelho Digestivo no Hospital de Base de São José do Rio Preto/FAMERP.

⦁ 2018: Fellowship em Cirurgia Hepato-biliopancreática pela Universidade de Heidelberg - Alemanha.

⦁ Possui título de especialista em cirurgia geral pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

⦁ Atualmente, realiza Mestrado em Ciências da FAMERP e cursa pós-graduação em Gestão em saúde no Instituto de Ensino e Pesquisa Israelita Albert Einstein com término previsto para 2021.


Procedimento de retirada de tumor no fígado por vídeo e fluorescência foi o primeiro da região


Antes da chegada de Rafael, pacientes com tumores de fígado, pâncreas e vias biliares tinham que viajar para outros centros de tratamento


Rafael junto ao avô, seu grande incentivador 

 

Publicidade

Veja também