Clientes de banco se queixam de fila externa

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 08/03/2017
Horário 11:10



O aposentado Nelson Teixeira, 80 anos, se surpreendeu ao chegar na agência do Banco Mercantil do Brasil, localizado na Rua Major Felício Tarabay, no centro de Presidente Prudente, na manhã de ontem, e encontrar uma fila que virava a esquina. Para ser atendido, ele precisou aguardar de pé e embaixo de sol forte, que já denotava um dia de temperaturas altas em Presidente Prudente. "Eu vim a pé e encontro a fila desse tamanho. Eles querem matar os velhos. Precisam dar um jeito de acelerar o atendimento", comenta o idoso.

Jornal O Imparcial Sol forte é apontado como principal incômodo durante espera

Assim como Nelson, outros clientes da unidade estão insatisfeitos com a demora do serviço e, consequentemente, a formação de filas longas. Os reclamantes apontam que o tempo de espera chega a passar de 40 minutos e, uma vez que a estrutura não comporta uma grande gama de pessoas, a maioria fica na calçada sem qualquer conforto.

A dona de casa Raquel Soares, 58 anos, diz que a situação é comum em época de pagamento, sobretudo nestes primeiros dias do mês. "Como a agência tem poucos caixas eletrônicos, o atendimento é demorado mesmo", aponta. A doméstica Lúcia do Carmo Herther, 68 anos, argumenta que o fato de muitas pessoas precisarem de ajuda dos funcionários para utilizar o caixa favorece o atraso. "O que mais incomoda na espera é suportar o sol", considera.

Já a aposentada Ana Oliveira Silva, 59 anos, que estava na fila há meia hora, pede a ampliação do quadro de funcionários na semana do quinto dia útil. "É uma situação difícil para quem vem com crianças. Também me preocupo com os idosos, porque eles têm que ficar na fila assim como os outros", lamenta.

De acordo com a coordenadora do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de Presidente Prudente, Alessandra Zamora, a Lei Municipal 6362/05 determina o tempo de espera de 20 minutos para as filas bancárias, exceto em vésperas de feriado, último dia do mês e quarto e quinto dias úteis, quando é estabelecida a tolerância de mais 10 minutos. Quando esse prazo é excedido, o consumidor que se sentir lesado pode procurar a unidade do Procon e abrir a notificação. "Adotamos um procedimento diferenciado, em que o consumidor não precisa aguardar para preencher a ficha, até porque ele chega aqui por causa de uma fila", explica. Adriana esclarece que, embora o Procon protocole as reclamações, é função da Sedepp (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) realizar a fiscalização in loco e, conforme o descumprimento da lei, efetuar a autuação.

Por meio da Assessoria de Imprensa, o Banco Mercantil esclarece que possui duas agências em Prudente. Além da unidade localizada na Rua Major Felício Tarabay, 624, os beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) contam com atendimento exclusivo na Avenida Manoel Goulart, 468. "A instituição financeira orienta que os beneficiários consultem o dia específico do pagamento por meio do site www.mercantildobrasil.com.br, no recibo de saque e no calendário afixado nas agências".

 
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