O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2025 chegou. A avaliação é uma das principais portas de entrada para o ensino superior, permitindo o ingresso em universidades públicas e particulares por meio da nota obtida. Na região de Presidente Prudente, 14.150 candidatos com inscrição confirmada. As provas serão aplicadas hoje e no dia 16 de novembro, em todo o Brasil. No primeiro domingo, os candidatos farão Linguagens, Ciências Humanas e Redação; no segundo, Matemática e Ciências da Natureza.
Os horários seguem o fuso de Brasília (DF). É importante se programar com antecedência, pois os portões abrem às 12h e fecham pontualmente às 13h. O início das provas é às 13h30 e o término, às 19h (primeiro domingo) e às 18h30 (segundo domingo). Candidatos que realizarem videoprova em Libras (Língua Brasileira de Sinais) ou tiverem tempo adicional terão horário estendido.
Antes de sair de casa, o candidato deve revisar o que é obrigatório e o que é proibido levar.
São itens permitidos e obrigatórios: caneta esferográfica preta com corpo transparente; documento oficial com foto (físico ou digital); cartão de confirmação (opcional, mas recomendado); e garrafa de água transparente e lanches leves (recomendado). Caso o candidato precise justificar o comparecimento no exame, também é necessário levar a declaração de comparecimento impressa.
São itens proibidos: lápis, lapiseira, borracha, régua, corretivo e marcadores; celulares e dispositivos eletrônicos; óculos escuros, bonés, chapéus e relógios; livros, impressos e anotações; e alarmes, chaves, fones de ouvido, gravadores e qualquer item fora do envelope porta-objetos. O não cumprimento das regras pode resultar em eliminação imediata do exame.
Neste primeiro domingo, a prova tem 5h30 de duração (inclui redação). No segundo domingo, 5h.
A pontuação é calculada com base no desempenho nas áreas de conhecimento e na redação. Segundo professores, atingir 700 pontos ou mais exige prática, leitura constante e gestão de tempo durante a prova.
O professor da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Jonas Padovani Ederli, organizador do Aulão Enem 2025, reforça que o exame vai além da avaliação de conteúdos.
“O Enem é uma grande porta de entrada para o ensino superior. Ele democratizou o acesso e oferece oportunidades reais para quem quer estudar em uma universidade de qualidade. A Unoeste valoriza essa nota e acredita no mérito dos estudantes que se dedicam para alcançar bons resultados”, pondera.
A nota do Enem pode ser usada em diversos programas do ensino superior, inclusive para entrada na faculdade. Entre eles, estão o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que dá acesso a universidades públicas; o Prouni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em universidades particulares; o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil); e vestibulares próprios de universidades particulares, como a Unoeste, que aceita a nota do Enem como forma de ingresso.
Na Unoeste, a nota do Enem pode substituir o vestibular tradicional, facilitando o acesso a cursos de graduação presenciais e a distância em diversas áreas, inclusive para o curso de Medicina em Jaú (SP) e Guarujá (SP).
Além de descumprir regras básicas, há situações que resultam em eliminação imediata, como uso de celulares e eletrônicos durante a prova; saída antes de duas horas do início; comunicação entre candidatos; portar objetos proibidos; não assinar a folha de presença; e a recusa em guardar objetos no envelope porta-objetos.